Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/497
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Susana Souto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6356306442921117 | por |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Eliana Kefalás | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7409165890861097 | por |
dc.contributor.referee2 | Santana, Jeová Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5765400451871245 | por |
dc.creator | Santos, Helenice Fragoso dos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9179263821874393 | por |
dc.date.accessioned | 2015-08-25T18:29:50Z | - |
dc.date.available | 2012-09-06 | - |
dc.date.available | 2015-08-25T18:29:50Z | - |
dc.date.issued | 2011-08-31 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Helenice Fragoso dos. Moinho de versos leminskianos. 2011. 86 f. Dissertação (Mestrado em Linguística; Literatura Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/497 | - |
dc.description.abstract | The wish to transform each gesture into poetry was one of the most significant ambitions in Paulo Leminski s poetry, which rendered him acknowledgment for the plurality in writing. The value of his work can be expressed by the articulation of the verses with different languages and with different media. The main objects of analysis in this paper are Caprichos e relaxos (1983), Quarenta clics em Curitiba (1990) and Winterverno (2001). The purpose is to demonstrate the diversity of media and poetic strategies used by Leminski. The principal theoretical and critical perspectives used are: Augusto e Haroldo de Campos (2006) as to the incorporation of the main principles of the theory of concrete poetry of the noigrandes group in Leminsk s writing; Italo Calvino (2007) as to the reflection on the importance of the category of images for the literature in this millennium; Philadelpho Menezes (1991) as to the understanding of the poetic phenomenon as the articulation among languages; Glauco Mattoso (1981) and Samira Youssef Campedelli (1995) as to the notion of marginal poetry and as to the different forms of circulation of Leminsk s poetry, respectively. | eng |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoas | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Linguística; Literatura Brasileira | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística | por |
dc.publisher.initials | UFAL | por |
dc.rights | Acesso Embargado | por |
dc.subject | Paulo Leminski | eng |
dc.subject | Poetry | eng |
dc.subject | Visuality | eng |
dc.subject | Paulo Leminski | por |
dc.subject | Lírica | por |
dc.subject | Visualidade | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA | por |
dc.title | Moinho de versos leminskianos | por |
dc.title.alternative | A mill of Leminski s poems | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O anseio de transmutar cada gesto em poesia foi uma das mais significativas ambições do projeto poético de Paulo Leminski, desejo que culminou na edificação de uma lírica reconhecida pela pluralidade, cujo valor se traduz na articulação de seus versos com diferentes linguagens e suportes. Este trabalho que tem como principal corpus de análise as obras Caprichos e relaxos (1983), Quarenta clics em Curitiba (1990) e Winterverno (2001) pretende demonstrar a diversidade de suportes e estratégias poéticas utilizadas por Leminski. As principais referências teórico-críticas para a realização da análise proposta são: Augusto e Haroldo de Campos (2006) quanto à incorporação dos principais preceitos da teoria da poesia concretista do grupo noigrandes pela escrita leminskiana; Italo Calvino (2007) no que se refere à reflexão sobre importância da categoria das imagens para literatura no curso deste milênio; Philadelpho Menezes (1991) quanto à compreensão do fenômeno poético como uma operação caracterizada pela articulação entre linguagens; Glauco Mattoso (1981) e Samira Youssef Campedelli (1995) em relação à noção de poesia marginal e aos diferentes modos de circulação da poesia leminskiana, respectivamente. | por |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Moinho de versos leminskianos.pdf | 687.21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.