00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/494
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Magalhães, Telma Moreira Vianna-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0392294189757802por
dc.contributor.advisor-co1Moura, Maria Denilda-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3975615310454533por
dc.contributor.referee1Lopes, Adna de Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061859895008214por
dc.creatorLima, Emanuelle Camila Moraes de Melo Albuquerque-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0470905904340465por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:29:49Z-
dc.date.available2012-09-04-
dc.date.available2015-08-25T18:29:49Z-
dc.date.issued2010-11-18-
dc.identifier.citationLIMA, Emanuelle Camila Moraes de Melo Albuquerque. O comportamento sintático do clítico ME no processo de aquisição do português brasileiro. 2010. 80 f. Dissertação (Mestrado em Linguística; Literatura Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/494-
dc.description.abstractWe propose to investigate the syntactic behavior of clitics ME during the acquisition of Brazilian Portuguese (BP) as a mother language. We present, using data from two monolingual Brazilian children, aged 1;9.8 to 3;0.15, the use of the clitic ME in BP declarative sentences . We intend to observe which syntactic elements require the use of ME during the acquisition of BP. For this, we note specifically the relationship between the ME and the use of prepositions in the speech of children (PIRES, 2010). We aim to present the predominance of the null object in the sentences produced by them, configuring, thus the most used during the acquisition period. We also observe the alternation between the clitic and the "nominative" pronoun EU, as another possibility to fill the object used in BP, since such a phenomenon can be seen in some sentences of children. For these purposes, we use the theoretical framework of Generative Grammar (Chomsky, 1981 onwards) and methodological support of the CHILDES system to the treatment and encoding all data analyzed.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoas-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLinguística; Literatura Brasileirapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLanguagem acquisitioneng
dc.subjectCliticeng
dc.subjectNull objecteng
dc.subjectPrepositioneng
dc.subjectAquisição de linguagempor
dc.subjectClíticopor
dc.subjectObjeto nulopor
dc.subjectPreposiçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleO comportamento sintático do clítico ME no processo de aquisição do português brasileiropor
dc.title.alternativeThe syntactic behavior of the clitic ME in the acquisition of brazilian portugueseeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoNeste trabalho, propomos investigar o comportamento sintático do clítico ME durante o processo de aquisição do Português Brasileiro (PB) enquanto língua materna. Buscamos apresentar, através dos dados de duas crianças brasileiras monolíngues, com idades entre 1;9.8 a 3;0.15, o uso do clítico ME em sentenças declarativas do PB. Pretendemos observar quais elementos sintáticos condicionam o uso do ME durante o período de aquisição do PB. Para tanto, observamos, especificamente, a relação entre o uso do ME e das preposições na fala das crianças (PIRES, 2010). Almejamos apresentar a predominância do objeto nulo nas sentenças das crianças analisadas, configurando, desse modo, a forma mais utilizada durante o período de aquisição. Observamos, ainda, a alternância entre o clítico e o pronome nominativo EU, como mais uma possibilidade utilizada de preenchimento do objeto no PB, já que tal fenômeno pode ser encontrado em algumas construções do nosso corpus. Para tais propósitos, fazemos uso do aporte teórico da Gramática Gerativa (CHOMSKY, 1981 e seguintes) e do suporte metodológico do sistema CHILDES para o tratamento e codificação de todos os dados analisados.por
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O comportamento sintático do clítico ME no processo de aquisição do português brasileiro.pdf901.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.