Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4927
Tipo: | Dissertação |
Título: | Análise etnomatemática para atividades de pedreiros: uma proposta de adequação do ensino de matemática para o Novo Ensino Médio |
Título(s) alternativo(s): | Ethnomathematical analysis for bricklayers activities: a proposal for adequacy of mathematics teaching for the New High School |
Autor(es): | Ferreira, Noel de Almeida |
Primeiro Orientador: | Santos, Viviane de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Hilário Alencar da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Ernani Martins dos |
Resumo: | Os rumos da educação nacional estão sendo discutidos e um pacote de mudanças é proposto para construir aquele que vem sendo chamado de Novo Ensino Médio. É apresentado aqui uma proposta de atuação alinhada às novas demandas dessa modalidade. Para tal, é feito o reconhecimento prévio desse novo território, coletando informações sobre como atuar com as novas regras do jogo. Diante de um currículo que valoriza o conhecimento empírico e uma matriz que possibilita o desenvolvimento de disciplinas eletivas, até mesmo com temáticas que recebem pouco, ou nenhum, espaço dentro das salas de aula, é criada uma eletiva cuja ementa escolhida trata de uma velha conhecida: a Etnomatemática. A partir da escolha da construção civil como a vertente da pesquisa, emerge uma busca pela essência matemática do pedreiro. Suas práticas e saberes matemáticos são analisadas do ponto de vista científico afim divulgar tal Etnomatemática. Esse arsenal de técnicas é levado para a análise dentro da escola, relacionando as estratégias adotadas por esses profissionais com o conhecimento teórico acumulado nas salas de aula. O principal objetivo é apresentar aos alunos alguns aspectos da relação “matemática formal × matemática informal”, valorizar ambas e promover a empatia por esse grupo injustamente depreciado. |
Abstract: | The course of the Brazilian education is being discussed and a package of changes is proposed to build the one that has been called the New High School. It is presented here a proposal of action aligned to the new demands of this modality. To do this, the previous recognition of this new territory is made, gathering information on how to act with the new rules of the game. In the face of a curriculum that values empirical knowledge and an array that enables the development of elective disciplines, even with themes that receive little or no space within the classrooms, an elective is created whose chosen menu It deals with an old acquaintance: Ethnomathematics. From the choice of civil construction as the research strand, emerges a search for the mathematical essence of the bricklayer. Its mathematical practices and knowledge are analyzed from a scientific standpoint in order to disseminate such ethnomathematics. This arsenal of techniques is taken to the analysis within the school, relating the strategies adopted by these professionals with the theoretical knowledge accumulated in the classrooms. The main objective is to present to students some aspects of the relationship "formal mathematics × Informal mathematics", valuing both and promoting empathy for this unjustly depreciated group. |
Palavras-chave: | Educação matemática Etnomatemática - Pedreiros Medição Novo Ensino médio Brasil.Lei de diretrizes e bases da educação nacional (1996) Mathematics education Ethnomathematics - Bricklayer Measurements New High School Brazil.Law of guidelines and bases of national education (1996) |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT |
Citação: | FERREIRA, Noel de Almeida. Análise Etnomatemática para atividades de pedreiros: uma proposta de adequação do ensino de matemática para o Novo Ensino Médio. 2019. 83 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4927 |
Data do documento: | 6-dez-2018 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Análise etnomatemática para atividades de pedreiros_ uma proposta de adequação do ensino de matemática para o Novo Ensino Médio.pdf | Análise Etnomatemática para atividades de pedreiros: uma proposta de adequação do ensino de matemática para o Novo Ensino Médio | 3.61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.