00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4911
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação do ensino sobre segurança do paciente na graduação médica de uma universidade pública
Título(s) alternativo(s): Evaluation of patient safety education in medical graduation from a public university
Autor(es): Bastos, Sandra Márcia Omena
Primeiro Orientador: Soares, Francisco José Passos
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Coelho, Jorge Artur Peçanha de Miranda
metadata.dc.contributor.referee1: Lacet, Celina Maria Costa
Resumo: Há mais de 400 a.C., Hipócrates, advertia: “primum non nocere” (antes de tudo não prejudicar), considerado uma das primeiras referências à segurança do paciente. Porém, nas últimas décadas, passou-se a reconhecer que as organizações de saúde não apenas curam doenças e aliviam a dor, mas também causam dano e sofrimento. Após o relatório “Errar é Humano”, publicado pelo Institute of Medicine em 1999, que denunciou morrer-se mais por Eventos Adversos, que por acidentes automobilísticos, câncer de mama ou AIDS, um movimento crescente na busca pela segurança do paciente vem acontecendo mundialmente. Preocupada com essa grave epidemiologia, em 2011 a Organização Mundial de Saúde publicou um Guia Multiprofissional para o ensino da Segurança do Paciente. Em 2013, o Ministério da Saúde, institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente, tendo como um de seus objetivos “fomentar a inclusão do tema Segurança do Paciente no ensino técnico, de graduação e pós-graduação na área da Saúde”. As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do Curso de Graduação em Medicina, trazem à tona as solicitações da OMS sobre a Segurança do Paciente (SP). Este estudo teve por objetivo analisar o Projeto Pedagógico e a Matriz Curricular do curso de graduação em Medicina da Universidade Federal de Alagoas (FAMED/UFAL) para verificar conteúdos acerca de SP e propor uma reflexão mais ampla acerca do tema, com proposta a sua implementação. Trata-se de pesquisa documental de caráter exploratório, do tipo descritiva-analítica, com abordagem qualitativa. O documento de investigação foi o Projeto Pedagógico do curso de Medicina (ano base 2014), da FAMED/UFAL, sua matriz curricular e planos de aula. O referencial teórico adotado foi o Multi-Professional Patient Safety Curriculum Guide (MPPSC) da OMS de 2011. Para tanto, foi elaborada uma lista de 159 termos rastreadores (subtópicos), a partir dos 11 tópicos (categorias de análise) do guia da OMS, observando-se uma abordagem parcial e insuficiente do tema, em que menos de 40% das disciplinas abordaram pouco mais de 50% dos conteúdos previstos. Com o resultado da pesquisa, elaborou-se um plano executivo para adequação e implementação dos conteúdos previstos, que será apresentado ao Núcleo Docente Estruturante da FAMED/UFAL, com o objetivo de desenvolver competências em SP e desta forma desenvolver uma assistência mais segura.
Abstract: As early as 400 b.C., Hippocrates postulated the “primum non nocere”. This maxim is considered as one of the first references regarding Patient Safety to date. Over the past few decades, however, it has been acknowledged that protocol adopted by Healthcare Systems are generally not solely related tohealing and pain relief, but can also have consequences associated with suffering, as well as physical and emotional damage. Several years after the “To Err Is Human” report was published by the Institute Of Medicine (IOM) in 1999, which contemplated deaths in hospitals due to preventable adverse events exceed the number of deaths caused by traffic accidents, breast cancer and AIDS, awareness regarding Patient Safety is being raised around the globe. In 2011, the WHO released the Multi-professional Patient Safety Curriculum Guide.¹In 2013, the Brazilian Ministry Of Health established a national Patient Safety program, which set goals to include topics related to Patient Safety when teaching in undergraduate, technical and post graduate courses in the field of Health. The medical education National Curriculum Guidelines follow the WHO requirements regarding Patient Safety. To analyze the Teaching Project and Curriculum Guidelines of the medical bachelor course of the Faculty of Medicine in Federal University of Alagoas (FAMED– UFAL) to verify what is being taught on the subject of Patient Safety and propose a new and broader approach and reflection on the subject regarding its concepts and implementation process. This study conducted exploratory, documentary and descriptive-analytic research of qualitative approach that took place between October and December of 2017. The investigation was conducted based on the Teaching Project Guidelines for medical school, with the year of 2014 as reference at FAMED- UFAL, analyzing the Curriculum Guidelines and Lesson Plans provided by teachers. The theoretical foundation of choice was the Multi-professional Patient Safety Curriculum Guide (MPPSC) adopted by the WHO in 2011. For this purpose, a list of 159 keywords (subtopics) was put together based on the 11 topics (categories of analysis) contained in the Guide. A partial and insuficient approach was observed, with less than 40% of the subjects covered. With the result of the research, an executive plan of adequacy and implementation of the predicted indicators was elaborated, that will be presented to the Structuring Teaching Nucleus of FAMED / UFAL, with the objective of developing SP competencies and in order to develop a safer journey.
Palavras-chave: Ensino superior
Segurança do paciente
Ensino médico - Currículo
Qualidade na assistência à saúde
Eventos adversos
Higher education
Patient Safety
Medical Teaching - Curriculum
Quality in health care
Adverse events
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Medical teaching
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
Citação: BASTOS, Sandra Márcia Omena. Avaliação do ensino sobre segurança do paciente na graduação médica de uma universidade pública. 2019. 104 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4911
Data do documento: 2-mai-2018
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliação do ensino sobre segurança do paciente na graduação médica de uma universidade pública.pdf3.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.