00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Zozzoli, Rita Maria Diniz
dc.contributor.advisor1LattesZOZZOLI, Rita Maria Dinizpor
dc.contributor.referee1Verçosa, Elcio de Gusmão
dc.contributor.referee1LattesVERÇOSA, E. G.por
dc.contributor.referee2Santos, Lúcia de Fátima
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3235342037177115por
dc.creatorLima, Antonio Carlos Santos de
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8646424835026554por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:29:48Z-
dc.date.available2012-09-03
dc.date.available2015-08-25T18:29:48Z-
dc.date.issued2010-11-25
dc.identifier.citationLIMA, Antonio Carlos Santos de. The LM teacher role to development of active comprehension in reading contexts. 2010. 106 f. Dissertação (Mestrado em Linguística; Literatura Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/489-
dc.description.abstractThe present paper is a reflection about active responsive comprehension within some reading contexts which configure a report from experiences taken among high school teaching course graduating students from a government school in the city of Maceio. From Zozzoli´s reflections in 2002 that states that it isn‟t common to verify an active responsive attitude within school context. We aim to identify factors which contribute or not the development of active comprehension inside Portuguese language and to relate pedagogical intermediations that can be favorable or to develop this kind of comprehension. Taken as theoretical support the concepts from Bakhtin/Volochinov (2006), Bakhtin (1998, 2003) and his circle to make a track for observation and intervention towards a interpretative research perspective (MOITA LOPES, 1996). From data analysis one can conclude that an adequate methodological attitude of mother language teacher underlying a concept to language and dialogical reading can change difficult factors to active comprehension to possibilities to the development and improvement of this kind of comprehension.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLinguística; Literatura Brasileirapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMother language Teaching and studyingeng
dc.subjectReadingeng
dc.subjectComprehensioneng
dc.subjectLíngua materna Estudo e ensinopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectCompreensãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleO papel do professor de LM no desenvolvimento da compreensão ativa em contextos de leiturapor
dc.title.alternativeThe LM teacher role to development of active comprehension in reading contextseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho é uma reflexão acerca da compreensão responsiva ativa em contextos de leitura, que se configura num relato de experiências realizadas numa turma de concluintes de um curso de formação de professores em nível médio (Curso Normal) em uma escola pública na cidade de Maceió. A partir de reflexões de Zozzoli (2002) de que não é comum se verificar uma atitude responsiva ativa no contexto escolar, objetivamos identificar fatores que contribuem ou não para o desenvolvimento da compreensão ativa em contextos de leitura em aulas de língua portuguesa e relatar intermediações pedagógicas que possam favorecer ou desenvolver esse tipo de compreensão. Tomamos como aporte teórico os conceitos de língua e compreensão responsiva ativa de Bakhtin/Volochinov (2006), Bakhtin (1998, 2003) e de seu círculo para trilhar um caminho de observação e intervenção, numa perspectiva de pesquisa interpretativista (MOITA LOPES, 1996). A partir da análise dos dados, conclui-se que uma atitude metodológica adequada do professor de língua materna subjacente a uma concepção de língua e leitura dialógica podem transformar fatores que dificultam a compreensão ativa em possibilidades de desenvolvimento ou aprimoramento desse tipo de compreensão.por
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