Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4892
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Verçosa, Elcio de Gusmão | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4788477290200059 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Nascimento, Ester Fraga Vilas Boas Carvalho do | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5387293048319734 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Melo, Adriana Almeida Sales de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7571440852975071 | pt_BR |
dc.creator | Costa, Maria Cledilma Ferreira da Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0407996057552953 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-04-03T19:28:42Z | - |
dc.date.available | 2019-04-03 | - |
dc.date.available | 2019-04-03T19:28:42Z | - |
dc.date.issued | 2011-03-18 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Maria Cledilma Ferreira da Silva. A educação no médio sertão alagoano: a escolarização em Santana do Ipanema e as implicações da formação docente na educação escolar local. 2011. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4892 | - |
dc.description.abstract | This paper addresses, in general, the institutionalization process of schooling in the municipality of Santana do Ipanema/AL backcountry, from their political-administrative emancipation in the nineteenth century. In this sense, seeking initially to grasp the perspective of society Santanense were analyzed texts and chronicles of fellow writers, as well as images and spaces that make up the historic and cultural city, as well as the factors that influenced school education, or interfere in it. My final attempt, in fact, was to understand how, from the birthplace of school education in Santana do Ipanema, developed policies for the training of teachers for the region, the creation of the Normal School site until the implementation of the training course teaching in higher education - education, through the Wilderness School / ESSER, the first member of FUNESA is, today, officially called the UNEAL CAMPUS II - University of Alagoas and what the limits and possibilities of these initiatives in the development of schooling region. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPEAL - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Escolarização - Santana do Ipanema | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Teachers - Training | pt_BR |
dc.subject | Schooling | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A educação no médio sertão alagoano: a escolarização em Santana do Ipanema e as implicações da formação docente na educação escolar local | pt_BR |
dc.title.alternative | Education in the medium Sertão Alagoano: schooling in Santana do Ipanema and the implications of teaching training in local school education | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho aborda, de um modo geral, o processo de institucionalização da educação escolar no município sertanejo de Santana do Ipanema/AL, a partir de sua emancipação político-administrativa no século XIX. Neste sentido, buscando inicialmente apreender a ótica da sociedade santanense, foram analisados textos e crônicas de escritores conterrâneos, além de imagens e espaços que compõem o cenário histórico e cultural do município, bem como os elementos que influenciaram a educação escolar ou nela interferiram. O meu intento final, na verdade, foi compreender como, a partir do nascedouro da educação escolar em Santana do Ipanema, desenvolveram-se as políticas de formação de professores para a região, da criação da Escola Normal local até a implantação do curso de formação docente em nível superior – Pedagogia, por meio da Escola Superior do Sertão/ESSER, primeiro integrante da FUNESA e, hoje, oficialmente denominada de CAMPUS II da UNEAL – Universidade Estadual de Alagoas e quais os limites e possibilidades dessas iniciativas no desenvolvimento da escolarização da região. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A educação no médio sertão alagoano.pdf | 3.18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.