00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Verçosa, Elcio de Gusmão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4788477290200059pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Ester Fraga Vilas Boas Carvalho do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5387293048319734pt_BR
dc.contributor.referee2Melo, Adriana Almeida Sales de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7571440852975071pt_BR
dc.creatorCosta, Maria Cledilma Ferreira da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0407996057552953pt_BR
dc.date.accessioned2019-04-03T19:28:42Z-
dc.date.available2019-04-03-
dc.date.available2019-04-03T19:28:42Z-
dc.date.issued2011-03-18-
dc.identifier.citationCOSTA, Maria Cledilma Ferreira da Silva. A educação no médio sertão alagoano: a escolarização em Santana do Ipanema e as implicações da formação docente na educação escolar local. 2011. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4892-
dc.description.abstractThis paper addresses, in general, the institutionalization process of schooling in the municipality of Santana do Ipanema/AL backcountry, from their political-administrative emancipation in the nineteenth century. In this sense, seeking initially to grasp the perspective of society Santanense were analyzed texts and chronicles of fellow writers, as well as images and spaces that make up the historic and cultural city, as well as the factors that influenced school education, or interfere in it. My final attempt, in fact, was to understand how, from the birthplace of school education in Santana do Ipanema, developed policies for the training of teachers for the region, the creation of the Normal School site until the implementation of the training course teaching in higher education - education, through the Wilderness School / ESSER, the first member of FUNESA is, today, officially called the UNEAL CAMPUS II - University of Alagoas and what the limits and possibilities of these initiatives in the development of schooling region.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAL - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEscolarização - Santana do Ipanemapt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectTeachers - Trainingpt_BR
dc.subjectSchoolingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA educação no médio sertão alagoano: a escolarização em Santana do Ipanema e as implicações da formação docente na educação escolar localpt_BR
dc.title.alternativeEducation in the medium Sertão Alagoano: schooling in Santana do Ipanema and the implications of teaching training in local school educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho aborda, de um modo geral, o processo de institucionalização da educação escolar no município sertanejo de Santana do Ipanema/AL, a partir de sua emancipação político-administrativa no século XIX. Neste sentido, buscando inicialmente apreender a ótica da sociedade santanense, foram analisados textos e crônicas de escritores conterrâneos, além de imagens e espaços que compõem o cenário histórico e cultural do município, bem como os elementos que influenciaram a educação escolar ou nela interferiram. O meu intento final, na verdade, foi compreender como, a partir do nascedouro da educação escolar em Santana do Ipanema, desenvolveram-se as políticas de formação de professores para a região, da criação da Escola Normal local até a implantação do curso de formação docente em nível superior – Pedagogia, por meio da Escola Superior do Sertão/ESSER, primeiro integrante da FUNESA e, hoje, oficialmente denominada de CAMPUS II da UNEAL – Universidade Estadual de Alagoas e quais os limites e possibilidades dessas iniciativas no desenvolvimento da escolarização da região.pt_BR
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