00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FANUT - FACULDADE DE NUTRIÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FANUT
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4883
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ferreira, Haroldo da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1777171359432445pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Menezes, Risia Cristina Egito de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2620402923993971pt_BR
dc.contributor.referee1Longo-Silva, Giovana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1643820761432249pt_BR
dc.contributor.referee2Hirai, Wanda Griep-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2472165421465962pt_BR
dc.creatorBezerra, Ariana de Farias-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6073390848231628pt_BR
dc.date.accessioned2019-04-03T18:11:15Z-
dc.date.available2019-03-18-
dc.date.available2019-04-03T18:11:15Z-
dc.date.issued2013-11-04-
dc.identifier.citationBEZERRA, Ariana de Farias. Ações de alimentação e nutrição desenvolvidas nas escolas públicas de ensino fundamental de Maceió - Alagoas. 2019. 68 f. Dissertação (Mestrado em Nutrição) – Faculdade de Nutrição, Programa de Pós Graduação em Nutrição, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4883-
dc.description.abstractThe healthcare field has changed over time, with the approval of laws that do regulate the promotion and protection of health, enabling the full expression of the potential for human growth and development, quality of life and citizenship. Encouraging healthy eating practices, prevention and control of nutritional disorders, as well as the stimulation of intersectoral actions that provide universal access to food extol the importance of developing actions in schools, since children and adolescents in this age group are forming their eating habits. This study, conducted from March 2012 to March 2013, was conducted in 40 public elementary schools in Maceió with the objective of identifying the food and nutrition in the school context. The document presented here has the following structure: food and nutrition education (EAN) in schools, promoting healthy eating habits, rules governing actions for food and nutrition in schools, food and nutrition security in the context of the shares of food and nutrition. The theoretical framework enabled the context of food and nutrition actions in light of existing guidelines in schools and signaling of the presentations of these actions. Developed along the lines of qualitative, descriptive study, we used the direct interview with the application of a semi-structured questionnaire, and the participants: directors, pedagogic coordinators and teachers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Nutriçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlimentaçãopt_BR
dc.subjectNutriçãopt_BR
dc.subjectEscolas públicas – Maceió (AL) – Promoção da saúdept_BR
dc.subjectMerenda escolar – Maceió (AL)pt_BR
dc.subjectFoodpt_BR
dc.subjectNutritionpt_BR
dc.subjectPublic schools - Maceió (AL) - Health promotionpt_BR
dc.subjectSchool meals - Maceió (AL)pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAOpt_BR
dc.titleAções de alimentação e nutrição desenvolvidas nas escolas públicas de Ensino fundamental de Maceió - Alagoaspt_BR
dc.title.alternativeShares of food and nutrition developed in public schools Elementary school Maceió - Alagoaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO campo da saúde se modificou ao longo do tempo, com a aprovação das normativas legais que regularizam a promoção e a proteção da saúde, possibilitando a afirmação plena do potencial de crescimento e desenvolvimento humano, com qualidade de vida e cidadania. O estímulo a práticas alimentares saudáveis, a prevenção e o controle dos distúrbios nutricionais, bem como o estímulo às ações intersetoriais que propiciem o acesso universal aos alimentos enaltecem a importância do desenvolvimento de ações nas escolas, uma vez que as crianças e adolescentes nesta faixa etária estão formando seus hábitos alimentares. O presente estudo, realizado no período de março 2012 a março 2013, foi desenvolvido em 40 escolas públicas de ensino fundamental de Maceió com o objetivo de identificar as ações de alimentação e nutrição no contexto escolar. O documento aqui apresentado tem a seguinte estrutura: educação alimentar e nutricional (EAN) no âmbito escolar, promoção de hábitos alimentares saudáveis, regulamentação das ações de alimentação e nutrição no âmbito escolar, segurança alimentar e nutricional no contexto das ações de alimentação e nutrição. O referencial teórico possibilitou a contextualização das ações de alimentação e nutrição a luz das diretrizes existentes no âmbito escolar e a sinalização das formas de apresentação destas ações. Desenvolvida nosmoldes da pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, utilizou-se a entrevista direta com aplicação de um questionário semiestruturado, tendo como participantes: diretores, coordenadores pedagógico e professores.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FANUT



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.