00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4882
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bastos Filho, Jenner Barretto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5357464861909269pt_BR
dc.contributor.referee1Farias, Antonio José Ornellas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3495570681770547pt_BR
dc.contributor.referee2Serra, Kleber Cavalcanti-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3763135856142994pt_BR
dc.creatorSantos Junior, Edson-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9241748275795044pt_BR
dc.date.accessioned2019-04-03T18:05:03Z-
dc.date.available2019-04-03-
dc.date.available2019-04-03T18:05:03Z-
dc.date.issued2016-03-30-
dc.identifier.citationSANTOS JUNIOR, Edson.A unificação newtoniana apresentada mediante objetos virtuais de aprendizagem. 2016.149 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4882-
dc.description.abstractIn this dissertation, a goal of learning was developed as a theoretical construction, related to a didactic and pedagogical narrative relative to the unification of Galileo’s Physics and Kepler’s Astronomy held by Isaac Newton’s theory of universal gravitation. For both, we were guide by Bastos Filho (1995). This theory is extremely important for Science, once enabled us to understand behavior of the planets in their paths around the Sun becoming condition sine qua non for space exploration. This object was developed in the form of animations, simulations and computer modelling that address the physics involved in this unification guided by the work developed by Quelhas (1999), Byrne (1999), Borges (1997), Moreira (1996), Wittgenstein (1922), Veit (2002), among others. Regarding the importance and formatting virtual objects of learning, we were guide by Santos (2000), Sahin (2006), Paiva (2012), Lévy (2011), Medeiros (2002), Prata (2007), Valdivia (2008), Fiolhais e Trindade (2003), Wiley (2000), among others. We also seek to show that the theory of mind modelling by Johnson-Laird (1983, 2005), it constituted a psychology that can trace methodological approaches to computer simulations. The extracted understanding in the development of this product is that this pedagogical tool can facilitate the work of the teacher, in classroom, in understanding of physics related to the gravitational unification’s theory, and may produce metacognition and contribute to the proper understanding of raised epistemological questionspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFísica – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectObjeto de aprendizagempt_BR
dc.subjectUnificação da Físicapt_BR
dc.subjectFerramenta pedagógicapt_BR
dc.subjectPhysics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectGoal of learningpt_BR
dc.subjectUnification of Physicspt_BR
dc.subjectPedagogical toolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA unificação newtoniana apresentada mediante objetos virtuais de aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeUnification newtonian presented by virtual learning objectspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoNesta dissertação foi elaborada uma construção teórica, enquanto narrativa didático-pedagógica da unificação da Física de Galileu com a Astronomia de Kepler realizada por Isaac Newton na teoria da Gravitação Universal e para tanto nos orientamos por Bastos Filho (1995). Essa teoria é de extrema importância para a ciência uma vez que possibilitou entender o comportamento dos planetas em suas trajetórias em torno do sol tornando-se condição sine qua non para a exploração espacial. Foram incorporados e conectados na construção teórica quadros conceituais teóricos que subjazem a esse complexo processo de unificação bem como os fundamentos epistemológicos nele envolvidos como aqueles propiciados por Newton (1987), Galileu (1935), Peirce (1975), Kuhn (1990), Popper (1994), Contador (2012), Bryant (1920) entre outros. Foram construídos, como produto desta dissertação objetos virtuais de aprendizagem na forma de animações, simulações e modelagens computacionais que abordam a Física envolvida na Teoria da Unificação e para tanto nos orientamos por Quelhas (1999), Byrne (1999), Borges (1997), Moreira (1996), Wittgenstein (1922), Veit (2002), Johnson-Laird (2013) entre outros. No que concerne à formatação dos Objetos Virtuais de Aprendizagem nos orientamos por Santos (2000), Sahin (2006), Paiva (2012), Lévy (2011), Medeiros (2002), Prata (2007), Valdivia (2008), Fiolhais e Trindade (2003), Wiley (2000) entre outros. A Teoria dos Modelos Mentais de JOHNSON-LAIRD (1983) constituiu-se na fundamentação teórica propriamente dita das simulações computacionais. Essa ferramenta pedagógica poderá facilitar, ainda que parcialmente, a compreensão da Física envolvida na concepção da Teoria da Gravitação Universal, produzir metaconhecimento como também facilitar a compreensão adequada das questões epistemológicas suscitadas.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A unificação newtoniana apresentada mediante objetos virtuais de aprendizagem.pdf2.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.