00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4878
Tipo: Dissertação
Título: O Uso da Lousa Digital na Construção do Conhecimento Matemático
Título(s) alternativo(s): The use of the digital slate in the construction of mathematical knowledge
Autor(es): Melo, Thiago Lessa dos Santos
Primeiro Orientador: Barbosa, Isnaldo Isaac
metadata.dc.contributor.referee1: Guerra, Ediel Azevedo
metadata.dc.contributor.referee2: Nascimento, Arlyson Alves do
Resumo: O presente trabalho visa promover o uso da Lousa Digital nas aulas de matemática, utilizando a abordagem construcionista e o método de aprendizagem colaborativa. O texto fundamentasse, principalmente, nas ideias de Seymour Papert, Jean Piaget e José Armando Valente, o que resumesse em um aluno proativo, um professor mediador das ações coletivas e um processo de construção do conhecimento baseado na espiral de aprendizagem. Sobre a ferramenta Lousa Digital, são apresentados recursos e características que compõem as principais marcas presentes no mercado, além de um proposta de Lousa Digital de Baixo Custo, baseada no projeto do norte-americano Johnny Lee. A intenção é mostrar ao professor que também é possível construir sua própria Lousa Digital, configurála, de acordo com sua necessidade, e explorar a evolução do conhecimento matemático do aluno, usando aplicativos como o Excel ou o Geobebra como exemplos.
Abstract: The present work aims to promote the use of the Digital Lousa in mathematics classes, using the construccionista approach and the collaborative learning method. The text was based principally on the ideas of Seymour Papert, Jean Piaget and José Armando Valente, which summed up in a proactive student, a mediator of collective actions and a process of knowledge construction based on the learning spiral. About the Lousa Digital tool, features and features that make up the main brands on the market are presented, as well as a proposal for a Low Cost Digital Slate based on the project of the American Johnny Lee. The intention is to show the teacher that it is possible build your own Digital Slate, configure the software according to your needs and explore the evolution of mathematical knowledge in the student, where we will use Excel and Geobebra as examples.
Palavras-chave: Matemática – Estudo ensino
Sistematização do conhecimento
Lousa digital
Educação – Inovações tecnológicas
Ensino e aprendizagem
Mathematics - Teaching study
Systematization of knowledge
Digital Slate
Education - Technological innovations
Teaching and learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Citação: MELO, Thiago Lessa dos Santos. O uso da lousa digital na construção do conhecimento matemático. 2019. 73 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4878
Data do documento: 21-dez-2018
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O uso da lousa digital na construção do conhecimento matemático.pdf11.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.