00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/483
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Zozzoli, Rita Maria Diniz
dc.contributor.advisor1LattesZOZZOLI, Rita Maria Dinizpor
dc.contributor.referee1Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2661324075394215por
dc.contributor.referee2Ifa, Sergio
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5731503098918984por
dc.creatorSilva, Danielly Verçosa
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6023983824199293por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:29:47Z-
dc.date.available2012-07-09
dc.date.available2015-08-25T18:29:47Z-
dc.date.issued2010-11-16
dc.identifier.citationSILVA, Danielly Verçosa. Identities in formation of students in the Vila dos Pescadores in the city of Maceió - AL. 2010. 105 f. Dissertação (Mestrado em Linguística; Literatura Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/483-
dc.description.abstractThis study was conducted within a perspective of Applied Linguistics, in accordance with the "interpretive" (MOITA LOPES, 1996) ethnographic (ANDRÉ, 1995; CHIZZOTTI, 1995; LÜDKE & ANDRÉ, 1986; TRIVIÑOS, 1987) and methodological principles of action research (THIOLLENT, 1988). We investigated the process of forming identities of students in low-income community of Vila dos Pescadores in the city of Maceió-AL, the development of activities performed inside and outside the classroom Portuguese. We use as theoretical basis, authors such as Bhabha (1998), Bakhtin (1998, 2003, 2004, s.d.), Hall (2000, 2003), Moita Lopes (2002, 2003, 2006), Zozzoli (1999, 2002), which address the issue of identities and themes that involve them, as a relationship between subject and language, and others. From the analysis of some data elements were identified that point to possible fluctuation identities of three students analyzed as readers and producers of texts, as members / non-community members and in the case of a particular student, the evidence also points to gender identity. We relate these oscillations to evidence of "active responsive attitude" (Bakhtin, 2003) to a greater or lesser degree throughout the process. We also observed that these identities are influenced by the context and the individuals involved, which is closely related to the fluctuations mentioned.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoas
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLinguística; Literatura Brasileirapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIdentitieseng
dc.subjectThe subjecteng
dc.subjectAttitudes active responsibilityeng
dc.subjectIdentidadespor
dc.subjectSujeitopor
dc.subjectAtitudes responsivas ativaspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleIdentidades em constituição de alunos na Vila dos Pescadores de Jaraguá da cidade de Maceió - ALpor
dc.title.alternativeIdentities in formation of students in the Vila dos Pescadores in the city of Maceió - ALeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente estudo foi desenvolvido dentro de uma perspectiva de Linguística Aplicada, de acordo com a abordagem interpretativista (MOITA LOPES, 1996) de cunho etnográfico (ANDRÉ, 1995; CHIZZOTTI, 1995; LÜDKE & ANDRÉ, 1986; TRIVIÑOS, 1987), e com os princípios metodológicos da pesquisa-ação (THIOLLENT, 1988). Investigamos o processo de constituição de identidades de alunos na comunidade de baixa renda da Vila dos Pescadores da cidade de Maceió-AL, no desenvolvimento de atividades executadas dentro e fora da sala de aula de Língua Portuguesa. Utilizamos, como referencial teórico, autores, como Bhabha (1998), Bakhtin (1998, 2003, 2004, s.d.), Hall (2000, 2003), Moita Lopes (2002, 2003, 2006), Zozzoli (1999, 2002), que tratam a questão das identidades e os temas que as envolvem, como relação entre sujeito e linguagem e outros. A partir da análise de alguns dados, foram constatados elementos que apontam para oscilação de possíveis identidades das três alunas analisadas como leitoras e produtoras de textos, como membros/não-membros da comunidade e, no caso de determinada aluna, os elementos também apontam para identidade de gênero. Relacionamos essas oscilações a indícios de atitudes responsivas ativas (BAKHTIN, 2003) em maior ou menor grau no decorrer do processo. Observamos, ainda, que essas identidades sofrem influência do contexto e dos sujeitos envolvidos, o que está intimamente relacionado às oscilações citadas.por
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_DaniellyVercosaSilva_2010.pdf956.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.