00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4798
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bastos Filho, Jenner Barretto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5357464861909269pt_BR
dc.contributor.referee1Farias, Antonio José Ornellas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3495570681770547pt_BR
dc.contributor.referee2Vilas Boas, Anderson Camatari-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4743116202987172pt_BR
dc.contributor.referee3Barros, Amauri da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2316330818429673pt_BR
dc.creatorMacêna Júnior, André Gonçalves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7739767915454697pt_BR
dc.date.accessioned2019-04-01T15:27:03Z-
dc.date.available2019-02-27-
dc.date.available2019-04-01T15:27:03Z-
dc.date.issued2018-12-18-
dc.identifier.citationMACÊNA JÚNIOR, André Gonçalves. Sistema de RPG para o ensino de física. 2018. 177 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional) – Instituto de Física, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4798-
dc.description.abstractThe present work brings an educational product that uses RPG (Role-Playing Game) as a tool for the teaching of the discipline of Physics in High School. The use of RPG in the classroom aims to arouse the interest of the student in the discipline of Physics while trying to bring meaning to the contents seen in the classroom through the resolution of problem situations that must be solved with their previous knowledge. This work also provides a general explanation of what RPG is, in addition to relating previous works that link RPG and teaching, besides showing the application and analysis, through the Discursive Textual Analysis method and the impressions of the teacher, RPG adventure applied in a mixed class of 1st and 2nd grade high school students from a private school in Maceió in the state of Alagoas. Through the analysis of the collected materials and the observations made during and after the application, it is noticed a greater interest of the students by the discipline of Physics, besides improvements in the argumentation and exposition of ideas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos no ensino de físicapt_BR
dc.subjectFísica (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectJogos de fantasiapt_BR
dc.subjectGames in Physics teachingpt_BR
dc.subjectPhysics (High School)pt_BR
dc.subjectFantasy gamespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleSistema de RPG para o ensino de físicapt_BR
dc.title.alternativeRPG system for physics teachingpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho traz um produto educacional que utiliza o RPG (Role Playing Game) como ferramenta para o ensino da disciplina de Física no Ensino Médio. A utilização do RPG em sala de aula tem como objetivo despertar o interesse do aluno na disciplina de Física ao mesmo tempo em que tenta trazer significado para os conteúdos vistos em sala de aula através da resolução de situações-problema que devem ser resolvidas com seus conhecimentos prévios. Este trabalho traz ainda uma explicação geral do que é o RPG além de relacionar trabalhos anteriores que ligam o RPG e o ensino além de mostrar a aplicação e análise, através do método de Análise Textual Discursiva e das impressões do professor autor do trabalho, de uma aventura de RPG aplicada em uma turma mista de alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio de uma escola particular de Maceió no estado de Alagoas. Através das análises dos materiais coletados e das observações feitas durante e após a aplicação, percebe-se um maior interesse dos alunos pela disciplina de Física, além de melhorias no que diz respeito a argumentação e exposição de ideias.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sistema de RPG para o ensino de física.pdf2.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.