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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/469
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Zozzoli, Rita Maria Diniz | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4434022240410006 | por |
dc.contributor.referee1 | Silveira, Maria Inez Matoso | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1877904100434370 | por |
dc.contributor.referee2 | Florêncio, Ana Maria Gama | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7238674881549165 | por |
dc.creator | Costa, Valmir Nunes | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0002748052837714 | por |
dc.date.accessioned | 2015-08-25T18:29:45Z | - |
dc.date.available | 2010-11-22 | - |
dc.date.available | 2015-08-25T18:29:45Z | - |
dc.date.issued | 2010-02-01 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Valmir Nunes. Os gêneros discursivos no processo de letramento : considerações etnográficas relativas ao ensino-aprendizagem de língua materna. 2010. 91 f. Dissertação (Mestrado em Linguística; Literatura Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/469 | - |
dc.description.abstract | This dissertation deals with the relationship that exists between literacy and textual genres, seeks to identify factors arising literacy teaching practices with genres of discourse. It begins with an ethnographic research whose corpus analysis consists of textual productions taken throughout a practice with native ongoing pilot, within the project entitled Autonomy on the production of texts in different contexts of educations , under the coordination and guidance of Prof. Dr. Rita Maria Diniz Zozzoli. The observation and study that triggered the writing of this work lasted seven months. These ideas have been discussed by various authors, which are: Tfouni (2004), Ali & Rameh (ed., 2006), dealing with the link between literacy and alphabetization ; Bazerman (2006), Bakhtin (2000: 279 - 287), Adam (2008), which speak of the text types / genres. Even with many factors of literacy elicited during data analysis, all equally important, some stemming from the methodology used in the classroom, others coming from the students' own attitudes, what we observe is that repetition is the foundation of experience teaching and learning, for every speech act uses the language, while solving linguistic-discursive problems, the student structure their actions in terms of something given a priori, the language. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Linguística; Literatura Brasileira | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística | por |
dc.publisher.initials | UFAL | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Discourse genres | eng |
dc.subject | Literacy | eng |
dc.subject | Mother tongue | eng |
dc.subject | Gêneros discursivos | por |
dc.subject | Letramento | por |
dc.subject | Língua materna | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | por |
dc.title | Os gêneros discursivos no processo de letramento : considerações etnográficas relativas ao ensino-aprendizagem de língua materna | por |
dc.title.alternative | The discoursive genres in the process of literacy: ethnographic considerations relating to teaching and learning of mother tongue. | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A presente dissertação trata da relação que há entre letramento e gêneros discursivos; busca identificar fatores de letramento advindos de práticas pedagógicas com gêneros do discurso. Parte de uma pesquisa etnográfica cujo corpus de análise se compõe de produções textuais colhidas durante toda uma prática com língua materna em curso de leitura e produção de textos, numa perspectiva de pesquisa-ação, dentro do projeto intitulado Autonomia relativa na produção de textos em diferentes contextos de ensino , sob a coordenação e orientação da Profª Dra. Rita Zozzoli. A observação e estudo que deu ensejo à escritura deste trabalho durou sete meses (de maio a novembro de 2008). Foram abordadas posições teóricas presentes em diversos autores, como: Tfouni (2004), Rameh & Araújo (org., 2006), que tratam da ligação entre letramento e alfabetização; Bazerman (2006), Bakhtin (2000), Adam (2008), os quais falam dos gêneros textuais/gêneros discursivos. Mesmo com vários fatores de letramento abordados durante a análise de dados, todos igualmente importantes, alguns com origem na metodologia utilizada em sala de aula, outros advindos das próprias atitudes dos alunos, o que observamos foi que o princípio dialógico, e mais especificamente a atitude responsiva ativa são a base sólida da experiência de ensino-aprendizagem, pois todo ato discursivo recorre à língua; enquanto resolve problemas lingüístico-discursivos, o aprendiz estrutura suas ações em termos de algo dado a priori, ao passo em que tem em vista uma possível resposta como norteada pela sua ação. | por |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Os gêneros discursivos no processo de letramento : considerações etnográficas relativas ao ensino-aprendizagem de língua materna.pdf | 403.43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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