Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4602
Tipo: | Dissertação |
Título: | O ambiente virtual como suporte ao estágio supervisionado na formação do professor de biologia |
Título(s) alternativo(s): | The virtual environment as a support for the supervised aprenticeship in the teacher formation in biological |
Autor(es): | Santos, Lílian Carmen Lima dos |
Primeiro Orientador: | Mercado, Luis Paulo Leopoldo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Magalhães Junior, Antonio Germano |
metadata.dc.contributor.referee2: | Moura, Tania Maria de Melo |
Resumo: | Esta pesquisa investiga o estágio supervisionado no curso em Ciências Biológicas, a partir da utilização de um ambiente virtual como suporte no acompanhamento dos estagiários nas escolas. Os objetivos da pesquisa foi pesquisar sobre as concepções de estágios em cursos de formação inicial de professores e investigar e analisar as contribuições que o ambiente virtual de ensino-apredizagem, utilizado como suporte, pode das aos licenciados, durante os estágios em escolas-campo. O lócus da pesquisa foi o curso de Ciências Biológicas/Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas, turno noturno, durante o ano letivo de 2004. A metodologia utilizada foi o estudo de caso com uma abordagem qualitativa e para a coleta de dados foram utilizados questionários, relatórios individuais dos estágios e registros da observação participante. Os sujeitos envolvidos na pesquisa foram os alunos licenciados matriculados na disciplina Estágio Supervisionado. Como referencial teórico foi utilizado os estudos de Pimenta e Lima (2004); Libâneo (2002); Pimenta (1994); Carvalho (1985); Charlier (2001); Schön (2000); Perrenoud (2001). O primeiro capítulo trata da abordagem sobre as concepções de estágio e suas características com ênfase no curso de Ciências Biológicas/Ufal; O segundo capítulo trata das tecnologias da informação e comunicação em cursos de formação docente, conceito e caracterizações sobre ambientes virtuais de aprendizagem; no terceiro capítulo foram realizadas as análises e discussão dos dados coletados na pesquisa, os quais forma organizados na seguintes categorias: interação do grupo durante o estágio, utilização das tecnologias de informação e comunicação no estágio, pertinência de um ambiente virtual como suporte ao estágio, dificuldades durante o estágio e contribuições para a formação inicial, as quais forma analisadas e discutidas. |
Abstract: | This dissertation deals with the supervised aprenticeship perfomed by students during the teacher formation courses at the University. Since this issue always rouses researches on various of its aspects, including number of hours, conceptions and characterizations, I decided, in this work, to study the use of the virtual ambient as a support in the accompaniment of the apprentices who were performing in regular schools o four community. I have taken, as the research lócus, the course of Teacher Education in Biological Sciences, at the Federal University of Alagoas, during the year of 2004. The study case with a qualitative approach was the methodology used in this work. In order to collect data, I have made use of questionnaires and individual reports given by the apprentices on their own peformance in the schools,as well as some register of participant observation. The informants involved in the research were, obsviously, students regularly enrolled in the discipline Supervised Aprrenticeship. The objective of the research was to investigate and to analyse the contributions that a teaching and learning virtual ambient, used a support, could give to the licencees. As theoretical references I have used works from several renowned authors such as Lima (2004); Libâneo (2002); Pimenta (1994); Carvalho (1985); Charlier (2001); Schön (2000); Perrenoud (2001). The results obtained were organized into the following categories: the group interaction during the apprenticeship time; the use of information and communication technologies during the apprenticeship, the relevance of a virtual ambient as a support to the experience of apprenticeship, the dificulties occurred during the peformance and the contributions of this tecnology for teacher initial formation. Finally, all these questions were analysed and discussed. |
Palavras-chave: | Estágio Supervisionado Ensino de Biologia - Ambiente Virtual Professor de Biologia - Formação Supervised Aprenticeship Education of Biology - Virtual Ambient Professor of Biology - Training |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SANTOS, Lílian Carmen Lima dos. O ambiente virtual como suporte ao estágio supervisionado na formação do professor de biologia. 2019. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2005. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4602 |
Data do documento: | 6-jun-2005 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O ambiente virtual como suporte ao estágio supervisionado na formação do professor de biologia.pdf | 16.15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.