00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4524
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Correia, Monica Dorigo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9328551114196524pt_BR
dc.contributor.referee1Landell, Melissa Fontes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8108799877914998pt_BR
dc.contributor.referee2Miranda, Edma Carvalho de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7418533177406749pt_BR
dc.contributor.referee3Sovierzoski, Hilda Helena-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3044840899631023pt_BR
dc.creatorAlmeida, Adriana Gomes de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1925852243965229pt_BR
dc.date.accessioned2019-03-14T18:59:24Z-
dc.date.available2019-03-14T18:59:24Z-
dc.date.issued2015-03-25-
dc.identifier.citationALMEIDA, Adriana Gomes de. Diferentes estratégias de ensino de ciências para alunos de ensino fundamental. 2019. 76 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4524-
dc.description.abstractThis research was developed based on different strategies of teaching science with the purpose of assisting in the development of teaching-learning and motivation of students from 6th to 8th grade of elementary education at private and public schools. These strategies can be used at various levels of education and has proven to be effective in teaching learning process for related content Sciences. As a central goal, we chose to demonstrate the importance of tools like Blog, practical classes with recyclable materials and a board game, to arouse motivation, interest, interaction in teacher - student and student - student relationships and mainly develop a meaningful learning. Given the above, three surveys of qualitative and quantitative nature were performed by following these steps: 1) Lessons with practical activities of abiotic factors; 2) Creating a blog to better didactic content of Cytology; 3) Creating a board game for better development and understanding of the contents of Monera, Protista and Fungi. Most students had difficulties on the contents, as demonstrated in the evaluation questionnaires prior knowledge. However, the questionnaires after the use of three different educational tools, demonstrated great effectiveness in learning and motivation of students to study Science. Thus, it was proved that these tools when used properly can help the teacher to relate the content with the daily lives of students, and also to promote and encourage education and scientific learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBlogpt_BR
dc.subjectAulas práticaspt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectJogos didáticospt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectBlogspt_BR
dc.subjectPractical classespt_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectTeaching and learningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleDiferentes estratégias de ensino de ciências para alunos de ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeDiferent science education strategies for students of elementary educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa foi desenvolvida com base em diferentes estratégias de Ensino de Ciências, tendo como finalidade auxiliar no desenvolvimento da motivação e aprendizagem, dos alunos do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental de escolas particulares e públicas de Maceió, Alagoas. Essas estratégias podem ser utilizadas em vários níveis de escolaridade e vem demonstrando serem eficazes no processo de ensino e aprendizagem, para os conteúdos relacionados a Ciências. Como objetivo geral optou-se por demostrar a importância de três diferentes ferramentas educacionais, como um Blog, aulas práticas com matérias recicláveis e um jogo de tabuleiro, direcionadas para despertar a motivação, interesse, interação nas relações professor-aluno e aluno-aluno, além de principalmente desenvolver uma aprendizagem significativa, ou seja, uma aprendizagem em que o aluno possa reconhecer e aplicar o aprendido em seu cotidiano. Diante do exposto, foram realizadas três pesquisas de cunho quali-quantitativo, onde com cada um deles foi elaborado um artigo, seguindo as seguintes etapas: 1) Aulas com atividades práticas sobre fatores abióticos; 2) Criação de um Blog para facilitar o entendimento didático do conteúdo de Citologia; 3) Desenvolvimento de um jogo de tabuleiro, para melhor compreensão dos conteúdos dos reinos Monera, Protista e Fungi. A maioria dos alunos apresentou dificuldades diante dos conteúdos, como foi demonstrado nas respostas dos questionários de avaliação de conhecimento prévio. Entretanto os questionários, aplicados após a utilização das três diferentes ferramentas educacionais, demostraram grande eficácia na aprendizagem e motivação dos alunos em estudar Ciências. Desta forma, foi comprovado que essas ferramentas, quando bem utilizadas, podem auxiliar o professor a relacionar os conteúdos com o cotidiano dos alunos, além de promover e incentivar o ensino e a aprendizagem dos conteúdos.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Diferentes estratégias de ensino de ciências para aluno do ensino fundamental.pdf2.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.