00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
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Tipo: Dissertação
Título: Programa de Educação Pelo Trabalho – PET – mudando paradigmas em uma unidade de terapia intensiva
Título(s) alternativo(s): Education by work program – PET health – changing paradigms in a intensive care unit
Autor(es): Cavalcante, Rosângela Maria de Almeida
Primeiro Orientador: Lima, Lucy Vieira da Silva
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Silva, Antonio Carlos Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Nascimento, Patrícia Batista Lopes do
metadata.dc.contributor.referee2: Bezerra, Kátia Floripes
Resumo: Este trabalho tem como propósito descrever minha experiência vivenciada como preceptora do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET Saúde, especificamente o PET Redes/Urgência e Emergência e demonstrar as mudanças observadas em consequência de um projeto intitulado “Implantação de Protocolo de Higiene Oral como parte dos Cuidados Gerais de Pacientes internados em UTI de Hospital de Urgência”, desenvolvido pelos estudantes de odontologia, enfermagem e medicina da Universidade Federal de Alagoas-UFAL, no período de março de 2014 a março de 2015. A pesquisa salienta especialmente a percepção dos participantes referente ao PET, ao projeto e a relevância da interdisciplinaridadeobservada entre os gestores, profissionais de saúde e estudantes, o qual foi determinante para que o projeto acontecesse e as consequentes mudanças ocorressem. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação, cuja preceptora é participante do projeto e profissional da instituição de saúde onde foi realizada. Participaram da pesquisa: 16 profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos / auxiliares de enfermagem) e 06 estudantes participantes do PET. Utilizaram-se as técnicas de Grupo Focal (GF) com os profissionais de saúde em duas sessões utilizando as mesmas perguntas abertas enviadas via e-mail aos estudantes do PET na forma dequestionário divididas em três dimensões: I – Aprendizagem e Crescimento Profissional. II – Aplicação do Projeto. III – Transformação na UTI e como Profissional. Para a análise dos dados foi aplicada a técnica do conteúdo proposta por Bardin. No perfil dos sujeitos envolvidos nesse estudo, notou-se que a maioria era do sexo feminino, idade média de 41,5, com tempo de trabalho em UTI de 9 a 26 anos. O estudo observou bastante congruência nas respostas das duas equipes que descreveram o PET como um excelente programa que trouxe um projeto capaz de realizar mudanças importantes como percebido e vivenciado: melhoria na técnica de higiene bucal, interação entre estudantes e profissionais de saúde, envolvimento da equipe multiprofissional, contribuição junto a outras medidas para a redução na taxa de infecção das Pneumonias Associadas à Ventilação Mecânica (PAV), motivou a atividade interdisciplinar e beneficiou o paciente internado naquela unidade. A partir dos resultados dessa pesquisa, alguns objetivos importantes foram alcançados, tais como: a elaboração de um produto no formato de Protocolo Operacional Padrão (POP) da instituição; a inclusão da higiene bucal na prescrição médica como medida na prevenção da PAV;a admissão recente de dentistas como membros da equipe da Unidade de Terapia Intensiva, além de um vídeo informativo e educativo que ficará disponível para palestras e apresentações na Secretaria do Estado da Saúde (SESAU), demonstrando a importância e o passo a passo da higiene bucal em pacientes intubados.Após a realização desse trabalho, acredita-se que o PET, tanto evidencia comoincentiva a prática colaborativa ea interdisciplinaridade, estabelecendo novas possibilidades na construção do saber que envolve o ensino na saúde, praticando a integralidade, que é um dos princípios do SUS. Além disso, creio que atendeu a um dos objetivos desse Mestrado Profissional, pois possibilitou intervenção na realidade, exercitando a interdisciplinaridade, fundamentando que estamos no caminho certo para as mudanças, buscando a melhoria na qualidade do ensino e pesquisa em saúde, fortalecendo o Sistema Único em Saúde.
Abstract: This paper aims to describe my experience as preceptor of the Programa de Educação pelo Trabalho - PET Saúde, specifically PET Network/Emergency, and demonstrate the changes observed as consequence of a project entitled “Implementation of Oral Hygiene Protocol as part of the General Care of Patients hospitalized in Intensive Care Unit (ICU) of Emergency Hospital”, developed by students of dentistry, nursing and medicine of the Federal University of Alagoas - UFAL, from March 2014 to March 2015. The research emphasizes the participants’ perception regarding PET, the project and the relevance of the interdisciplinarity observed among managers, health professionals and students, which was determinant for the project to happen and the consequent changes occurred. It is a research of qualitative approach of the research-action type, whose preceptor is both participant of the project and professional of the health institution where it was realized. Participated in the research: sixteen health professionals (doctors, nurses, physiotherapists, technicians / nursing assistants) and six students participating in PET. Focal Group (FG) techniques were used with health professionals in two sessions using the same open questions sent via e-mail to PET students in the form of a questionnaire divided into three dimensions: I - Learning and Professional Growth. II - Project Application. III - Transformation in the ICU and as a Professional. For the analysis of the data, the technique of the content proposed by Bardin was applied. In the profile of the subjects involved in this study, it was observed that the majority were female, mean age 41,5, with ICU duration of employment from 9 to 26 years. The study observed a great deal of congruence in the responses of two teams that described PET as an excellent program that brought a project capable of making important changes as perceived and experienced: improvement in oral hygiene technique, interaction between students and health professionals, team involvement multiprofessional, contribution to other actions to reduce the rate of infection of Pneumonia Associated with Mechanical Ventilation (PAV), motivated the interdisciplinary activity and benefited the hospitalized patient in that unit. From the results of this research, some important objectives were achieved, such as: the elaboration of a product in the format of the Standard Operational Protocol (SOP) of the institution; the inclusion of oral hygiene in medical prescription as an action in the prevention of PAV; the recent admission of dentists as members of the ICU team, as well as an informative and educational video that will be available for lectures and presentations at the Secretaria do Estado da Saúde (SESAU), demonstrating the importance and step-by-step of oral hygiene in intubated patients. After completing this work, it is believed that PET both evidence and encourages collaborative practice and interdisciplinarity which is one of Sistema Único de Saúde (SUS) principles. In addition, I believe that it met one of the objectives of this Professional Master’s Degree, since it enabled intervention in reality, exercising interdisciplinarity, grounding that we are on the right path for change, seeking to improve the quality of teaching and research in health, thus strengthening the SUS.
Palavras-chave: Ensino em saúde
Programa de Educação pelo Trabalho
Unidade de terapia intensiva
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
PET Saúde
Health education
Work Education Program
Intensive Care Unit
Interdisciplinary approach to knowledge
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
Citação: CAVALCANTE, Rosângela Maria de Almeida. Programa de Educação Pelo Trabalho – PET - mudando paradigmas em uma unidade de terapia intensiva. 2018. 61 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4508
Data do documento: 24-mar-2018
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