00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
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Tipo: Dissertação
Título: Os sentidos de “escola” e a constituição do sujeito-educando/a: uma análise discursiva das produções de estudantes do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Rio Largo
Título(s) alternativo(s): The school's meanings and the student's formation: a discursive analysis of the students' productions in the Elementary School of Rio Largo's Educational System
Autor(es): Rosa, Monalisa Madeiro Gregorio Lima
Primeiro Orientador: Silva Sobrinho, Helson Flávio da
metadata.dc.contributor.referee1: Ramires, Lídia Maria Marinho da Pureza
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Lígia dos Santos
Resumo: Esta pesquisa busca compreender como os/as educandos/as significam a escola e como esses sentidos constituem e afetam a sua relação com o processo de ensino e aprendizagem. Tomamos como problema a ser investigado o fracasso escolar, a apatia e a evasão, pois tais questões são atribuídas ora ao desempenho do/a educador/a, ora ao comprometimento do/a educando/a, desconsiderando-se outros fatores importantes, como a própria concepção de escola, bem como os objetivos da educação. Esta pesquisa, realizada em uma turma de 8º ano de uma escola pública da cidade de Rio Largo-AL, buscou despertar nos/as educandos/as o senso crítico, o sentimento de pertencimento e o posicionamento crítico ao refletir sobre o papel da escola e as expectativas sobre o ensino. As atividades desenvolvidas foram realizadas através de leitura e produção de textos reflexivos e literários, entrevista, rodas de conversa, produção e exposição de vídeos. A fundamentação teórica está baseada nas concepções postuladas por Althusser (1985), Florêncio (2007), Mészáros (2008), Tonet (2007; 2013), Freire (1996; 2014), Orlandi (1978; 2001; 2005; 2006; 2013), Saviane (1993), em consonância com a problemática desta pesquisa. Como resultado desse estudo, foi possível compreender o deslocamento de aluno/a para sujeito-educando/a, ou seja, de uma posição de quem recebe passivamente o conhecimento para uma tomada de posição crítica sobre o espaço escolar e também sobre o que envolve a relação deles/as com os profissionais da educação que compõem a escola. Esta pesquisa possibilitou, ainda, o diálogo aberto sobre o currículo, a estrutura do prédio, o uso dos recursos, a participação estudantil e a criticidade sobre a escola e as relações de trabalho. A pesquisa também apontou a presença forte de um discurso do fracasso que insiste em produzir efeitos que naturalizam sentidos e práticas para estes sujeitos-educandos/as. Sentidos esses que precisam ser cotidianamente enfrentados.
Abstract: This research aims to understand how learners mean the school and how these senses constitute and affect their relationship with teaching and learning process. We take as a problem to investigate school failure, apathy and dropout, because such issues are attributed either to the performance of the educator, or to student commitment, disregarding other important factors, such as very concept of school, as well as objectives of education. This research, carried out in an 8th grade class of a public school in the Rio Largo city in Alagoas states, sought to awaken in the students the critical sense, the feeling of belonging and the critical positioning when reflecting on the school's role and the expectations about the teaching. The activities developed were carried through reading and production of reflexive and literary texts, interviews, conversation, production and exhibition of videos. The theoretical substantiation this based on the conceptions postulated by Althusser (2000), Florêncio (2007), Mészáros (2008), Tonet (2007; 2013), Freire (1996, 2014), Orlandi (1978; 2001, 2005; 2006) and Saviane (1993), in agreement with problematic of this research. As result this study, it was possible to understand the displacement of the educating subject, that is, from a position of receiving passively the knowledge to critical position on the school space and also about what involves its relationship with education professionals who are part of school. This research made possible the open dialogue about the curriculum, the structure of building, the use of resources, student participation and criticality about school and the work relations. The research also pointed to strong presence of a failure discourse that insists on producing effects that naturalize meanings and practices for these subjects-learners. Those senses that need to be faced daily.
Palavras-chave: Escola
Análise do discurso
Relação aluno-escola
Ensino Fundamental – Rio Largo (AL)
School
Speech analysis
Student-school relation
Elementary School
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetras
Citação: ROSA, Monalisa Madeiro Gregorio Lima. Os sentidos de “escola” e a constituição do sujeito-educando/a: uma análise discursiva das produções de estudantes do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Rio Largo. 2019. 144 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - PROFLETRAS) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Letras e em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4502
Data do documento: 3-set-2018
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