00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FEAC
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Tipo: Dissertação
Título: Gestão da evasão e permanência de discente nos cursos de graduação na modalidade a distancia em uma IFES
Título(s) alternativo(s): Evasion Management and student permanence in graduation courses in the distance mode in na IFES
Autor(es): Cavalcante, Maria do Carmo Galindo
Primeiro Orientador: Finger, Andrew Beheregarai
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Fernandes, Ana Paula Lima Marques
metadata.dc.contributor.referee1: Barbosa, Milka Alves Correia
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Diego de Oliveira
Resumo: A gestão da evasão e permanência dos discentes é um tema que requer uma atenção especial por parte das instituições de ensino superior (IES). A evasão no ensino superior atinge todas as modalidades no Brasil, sendo que as taxas dos cursos a distância são maiores que as dos cursos presenciais. Para a expansão e a interiorização da educação a distância foi necessário um grande investimento por parte do governo federal. Apesar do crescimento da modalidade na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) os cursos de graduação apresentam um alto índice de evasão na instituição. Esse estudo buscou analisar as estratégias utilizadas pelos gestores EAD / UFAL para promover a permanência e combater à evasão do aluno; observar os dados estatísticos dos cursos; conhecer o grau de influência da coordenação geral da modalidade na gestão dos cursos e identificar os mecanismos utilizados para acompanhamento do aluno nas coordenações dos cursos EAD. A pesquisa foi desenvolvida com a abordagem quali-quanti onde foram trabalhados os dados estatísticos coletados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), os fornecidos pela Lei de Acesso a informação – LAI e entrevistas semiestruturadas realizadas com nove coordenadores de curso e o coordenador geral/EAD. Quanto ao resultado percebe-se que os dados estatísticos fornecidos apresentam inconsistências e que as gestões dos cursos, em relação à evasão, trabalham de forma isolada. As informações obtidas sinalizam a necessidade da implantação de uma pauta exclusiva, rotineira e coletiva para tratar o tema e definir estratégias para mensurar e diagnosticar as causas da evasão e aplicar medidas para fortalecer a modalidade na instituição. Para a aplicação dessas ações foi sugerido o acompanhamento do aluno por intermédio de questionários durante sua permanência no curso, com o lançamento dos dados numa planilha compartilhada para alimentar um banco de dados.
Abstract: The students’ dropout and stay management is a theme which needs special attention by Higher Education Institutions (HEI). The dropout in higher education reaches all types in Brazil, however the rates of the distance learning (DL) courses are higher than the in-person courses. To expand and internalize the online education it was necessary a great investment made by the federal government. Despite the growth of this type of course at the Federal University of Alagoas (UFAL), the undergraduate ones present higher rates of evasion at this institution. This study analyzed the strategies used by DL / UFAL managers to promote the permanency and prevent the school dropout of the students; to observe the courses’ statistical data; to know the general coordination’s degree of influence in courses management and to identify the mechanisms used for monitoring the students in DL courses’ coordination. The survey has been developed with the approach quali-quantity, which was analyzed the statistical data collected in the National Institute for Educational Studies and Research “Anísio Teixeira” (INEP), the data provided by the Law on Access to Public Information (LAI) and semistructured interview made by nine courses’ coordinators and DL’s general coordinator. In terms of outcome of studies, it was noticed that the statistical data provided presents inconsistencies and all the courses management work separately in relation to the students’ dropout. All the information gathered indicates the need for the implementation of an exclusive agenda, routine and collective, to deal with this theme and set strategies to quantify and diagnose the dropout’s causes and to apply measures to fortify the distance learning modality at the institution. For the application of these actions, it was suggested the student’s monitoring through questionnaires during its permanency in the course, putting the data in a shared spreadsheet to feed a database.
Palavras-chave: Administração Pública
IFES
EAD
Evasão
Permanência
Dropout
DL
Management
Permanency
University
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional
Citação: CAVALCANTE, Maria do Carmo Galindo. Gestão da evasão e permanência de discente nos cursos de graduação na modalidade a distancia em uma IFES. 2019. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) – Faculdade de Economia e Administração, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4374
Data do documento: 18-dez-2018
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