06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - ENGENHARIA CIVIL - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4335
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Dantas, David Anderson Cardoso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2027804473179543pt_BR
dc.contributor.referee1Verde, Salvatore-
dc.contributor.referee2Ricardo, Alverlando Silva-
dc.creatorDuarte, Gabriel Macêdo-
dc.date.accessioned2019-02-26T18:21:54Z-
dc.date.available2019-01-09-
dc.date.available2019-02-26T18:21:54Z-
dc.date.issued2017-11-29-
dc.identifier.citationDUARTE, Gabriel Macêdo. Estudo da viabilidade técnica da implantação do aeroporto de Arapiraca - AL. 2017. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Curso de Engenharia Civil, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4335-
dc.description.abstractThis work presents the technical feasibility study of the implantation of the airport of the city of Arapiraca-AL by means of the study carried out by the Municipal Authority that identified six potential sites suitable for the installation of the aerodrome. In this way, it was executed the runway geometric design referring to the six sites under analysis which consisted basically of determining runway length, dimensioning of system and safety areas of the runway, longitudinal and transverse profile of the runway, verification of the line of sight, dimensioning of imaginary surfaces, graphical representation of the surfaces in AutoCAD 2018® student version, georeferencing of the runway through the integration of Google Earth Pro 2015 with AutoCAD 2018® and, finally, representation of the imaginary surfaces in Google Earth Pro 2015. The dimensioning was executed following the directives included in the regulations and advisory circulars published by the Federal Aviation Administration (FAA). With the results obtained, it was realized that the six areas examined in this project are technically feasible to the airport implementation since they meet all safety and dimensioning criteria. Furthermore, the site 4 is the most suitable for the installation of the aerodrome since runway 4 presents the lowest effective gradient in comparison to the other runways, as well as it requires shorter runway length to safely guarantee landing and takeoff of the aircrafts that are expected to operate in the aerodrome.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectViabilidade técnicapt_BR
dc.subjectPista de pousopt_BR
dc.subjectProjeto geométricopt_BR
dc.subjectArapiraca - Alagoaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES::AEROPORTOS PROJETO E CONSTRUCAOpt_BR
dc.titleEstudo de viabilidade técnica da implantação do aeroporto de Arapiraca - ALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta o estudo de viabilidade técnica da implantação do aeroporto do município de Arapiraca - AL por meio do estudo realizado pela Prefeitura Municipal de Arapiraca que identificou seis potenciais sítios propícios para a instalação do aeródromo. Nesse ínterim, executou-se o projeto geométrico da pista de pouso e decolagem referente aos seis sítios em análise que consistiu basicamente do dimensionamento do comprimento da pista, dimensionamento do sistema de pista e das áreas de proteção, perfil longitudinal e transversal da pista, verificação da linha de visão, dimensionamento das superfícies imaginárias, representação gráfica das superfícies no software AutoCAD 2018® versão estudantil, georreferenciamento da pista através da integração do software Google Earth Pro 2015 com o AutoCAD 2018® e, por fim, representação das superfícies imaginárias no software Google Earth Pro 2015. O projeto geométrico da pista foi executado seguindo as diretrizes inseridas nos regulamentos e circulares consultivas publicados pela Administração Federal da Aviação (FAA). Com os resultados obtidos, notou-se que as seis áreas analisadas neste projeto são viáveis tecnicamente para a implantação do aeroporto uma vez que atendem a todos os critérios de segurança e dimensionamento. Ademais, o sítio 4 é o mais adequado para a instalação do aeródromo visto que a pista 4 apresenta menor gradiente efetivo em comparação com as demais pistas, bem como requer menor comprimento de pista para garantir o pouso e decolagem segura das aeronaves com previsão de operar no aeródromo.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - ENGENHARIA CIVIL - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estudo de viabilidade técnica da implantação do aeroporto de Arapiraca - AL.pdf2.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.