06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - ENGENHARIA CIVIL - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3897
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Aplicação da probabilidade de ruína em de fundação com estacas pré-moldadas de concreto utilizando o princípio de Hamilton
Autor(es): Luz, Taís Pereira da
Primeiro Orientador: Ferreira, Rafaela Faciola Coelho de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Marques, Juliane A. Figueiredo
metadata.dc.contributor.referee2: Ricardo, Alverlando Silva
Resumo: O grande desafio da Engenharia Civil na fase de concepção de um projeto é estabelecer um modelo que seja tecnicamente possível e economicamente viável. Um aspecto que tem relação intimamente direta, tanto com questões de qualidade quanto de segurança, é o fator de segurança. No entanto, Cintra e Aoki (2010) apresentam considerações substanciais quanto ao uso deste parâmetro, uma vez que, não são consideradas as incertezas que envolvem um projeto, assim os autores defendem o uso da análise da probabilidade de ruína. Outro parâmetro que tem papel crucial no processo de escolha do emprego de um tipo de fundação é capacidade de carga do solo, que em elevadas solicitações a escolha costuma ser pelo uso de estacas. O método Aoki-Velloso (1975) é amplamente praticado para estimar cargas suportadas por um conjunto solo-estaca. Uma outra proposta de estimar a resistência de um sistema solo-estaca é aplicando o Princípio de Hamilton, que relaciona a energia do golpe de cravação e os deslocamentos na estaca, que consequentemente ocorrem (Aoki et al, 2007). Partindo destes dois métodos, estimou-se a carga da interação solo-estaca para seis estacas de concreto pré-moldado, embora no método Aoki-Velloso (1975) os dados não se comportaram de acordo com a distribuição normal. A análise estatística mostrou que não há diferença significativa entre os modelos matemáticos e experimental para estimar a capacidade de carga. Relacionando a capacidade de carga estimada pelo Princípio da Conservação da Energia e o método de Aoki-Velloso (1975), quatro da seis estacas apresentaram valores substanciais, sendo que três com resultados iguais a 1. Estas mesmas cargas, ao serem comparadas com a carga determinada em ensaio dinâmico permitiu determinar valores médios de 0,90±0,17. Avaliou-se, também, a probabilidade de ruína com carga estimada pelo princípio da conservação de energia, o qual foi determinado um fator de segurança de 2,15, sendo este acima de 1,6 que é o recomendado pela norma 6122 (ABNT, 2010). Foi revelada, ainda, uma possibilidade de ruína remota, recalculou-se então o fator de segurança para o índice de confiabilidade aceitável defendido por Pereira Jr. (2003), �=3,0. O novo fator de segurança de 1,62, é um número bem próximo comparado ao encontrado para carga do ensaio de 1,52. Por fim, percebe-se que a análise da probabilidade é uma importante ferramenta pois é possível detectar erros e fazer correções ainda na fase de execução do projeto, evitando gastos com patologias futuras, como, também, pode-se evitar desperdícios.
Abstract: The great challenge of Civil Engineering in the design phase of a project is to establish a model that is technically possible and economically feasible. One aspect that has a direct relationship with both quality and safety issues is the safety factor. However, Cintra and Aoki (2010) present substantial considerations regarding the use of this parameter, since the uncertainties that involve a project are not considered, so the authors defend the use of the analysis of ruin probability. Another parameter with crucial role in the process of choosing the use of a foundation type is the load capacity of the soil, which in high demands in general is used the pile foundations. The Aoki-Velloso method (1975) is widely practiced to estimate loads supported by a soil-pile assembly. Another proposal to estimate the resistance of a soilpile system is to apply the Hamilton Principle, which relates the energy of the punch blow and the displacements at the pile that consequently occur (Aoki et al., 2007). Based on these two methods, the load of the soil-pile interaction was estimated for six precast concrete piles, although in Aoki-Velloso method (1975)) the data did not behave according to normal distribution. The statistical analysis showed that there is no significant difference between the mathematical models and experimental to estimate the load capacity. Relating to the load capacity estimated by the Energy Conservation Principle and the Aoki-Velloso method (1975), four of six piles presented substantial values, three with results equal to 1. These same loads, when compared with the load determined in a dynamic test, allowed the determination of average value of 0.90 ± 0.17. It was also evaluated the ruin probability with load estimated by the principle of conservation of energy, which was determined a safety factor of 2.15, being above 1.6 that is recommended by the standard 6122 (ABNT, 2010). It was also revealed a possibility of remote ruin, then recalculated the safety factor for the acceptable reliability index advocated by Pereira Jr. (2003), β = 3.0. The new safety factor of 1.62 is a very closer number compared to that found for the load test of 1.52. Finally, it is noticed that the probability analysis is an important tool because it is possible to detect errors and make corrections in the execution phase of the project, avoiding expenses with future pathologies, as well as avoiding waste.
Palavras-chave: Engenharia civil
Fundações
Viabilidade técnica
Princípio de Hamilton
Probabilidade de ruína
Pré-moldados
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ESTRUTURAS::ESTRUTURAS DE CONCRETO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Engenharia Civil
Citação: LUZ, Taís Pereira da. Aplicação da probabilidade de ruína em de fundação com estacas pré-moldadas de concreto utilizando o princípio de Hamilton. 2017. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Curso de Engenharia Civil, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3897
Data do documento: 4-dez-2017
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - ENGENHARIA CIVIL - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.