00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3867
Tipo: Dissertação
Título: Saúde mental de crianças desnutridas: estudo caso controle
Título(s) alternativo(s): Mental health malnutrition children: case control
Autor(es): Santos, Layse Veloso de Amorim
Primeiro Orientador: Miranda, Claudio Torres de
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Adriana Ximenes da
metadata.dc.contributor.referee2: Paula, Cristiane Silvestre de
metadata.dc.contributor.referee3: Correia, Divanise Suruagy
Resumo: Introdução – A desnutrição crônica infantil é um grave problema de saúde pública de países em desenvolvimento que gera prejuízos ao desenvolvimento cognitivo, motor e psicossocial da criança afetada. Entretanto, pouco se sabe sobre a sua relação com problemas de saúde mental da criança. Este estudo tem como hipótese que mesmo vivendo em um ambiente de vulnerabilidade social, crianças desnutridas tem maior chance de apresentarem associação com problemas de saúde mental do que crianças eutróficas. Objetivo - Comparar a saúde mental de crianças desnutridas com a saúde mental de crianças eutróficas que residem em um ambiente de vulnerabilidade social levando em conta fatores psicossociais selecionados. Métodos -Trata-se de um estudo caso controle em que foram comparados os casos- 48 crianças desnutridas crônicas moderada ou grave na faixa de 48 a 72 meses, atendidas no Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN), com os controles- 50 crianças eutróficas atendidas na creche, localizada no mesmo bairro do CREN. Foram avaliados o estado nutricional da criança através dos critérios da OMS: a saúde mental da criança através do Questionário de Capacidades e Dificuldades (Strengthand Difficulties Questionnaire, SDQ), a saúde mental materna através do “Self Report Questionnaire” – 20 (SRQ-20) e incapacidade associada através do “Sheehan Disability Scale” (SDS). Além disso foram avaliados aspectos socioeconômicos selecionados. Resultados - As variáveis que apresentaram razão de chance (OR) significativas na análise univariada, quando comparado entre casos e controles foram: a escolaridade da mãe (OR: 2,96; IC 95%: 1,30-6,75), o número de residentes em domicílio (OR: 0,32; IC 95%: 0,14- 0,74), o número de filhos que moram no domicílio (OR:0,25, IC: 95%: 0,10- 0,61),classe social (OR:2,30, IC 95%: 1,02 -5,18). Nas dimensões avaliadas pelo SDQ, a única que apresentou tendência a significância estatística na associação com a desnutrição foram os problemas de conduta (p = 0,08). A incapacidade associada ao provável Transtorno Mental Comum (TMC) materno também apresentou associação estatisticamente significante (p = 0,02). Na regressão logística permaneceram associadas à desnutrição infantil, problemas de conduta da criança e incapacidade associada ao provável TMC da mãe. Conclusões - Este estudo contribuiu para a confirmação de uma maior associação de problemas de conduta em crianças denutridas e a incapacidade associada ao transtorno mental materno. Estudos longitudinais são necessários para confirmar estas hipóteses que se confirmadas, ajudarão na melhora da Atenção a saúde mental infantil.
Abstract: Introduction - Chronic malnutrition is a serious public health problem in the developing countries. However, little is known about its relationship with child mental health problems. This study has as hypothesis that even living in an environment of social vulnerability, malnourished children are more likely to be associated with mental health problems than normal children. Objective - To compare the mental health of malnourished children with mental health of euthrophic children living in an environment of social vulnerability taking into account selected psychosocial factors. Methods- This was a case-control study where cases-48 malnourished children i48 to 72 months of age,attending the Center for Nutritional Recovery and Education (CREN), , were compared with controls 50 children attending kindergarten and the Basic Health Unit located in the same neighborhood of CREN. The child's nutritional status were evaluated using the criteria of the WHO. Child mental health was assessed through the Strengths and Difficulties Questionnaire (Strength and Difficulties Questionnaire, SDQ), maternal mental health through the "Self Report Questionnaire" - 20 (SRQ-20 ) and associated disability through "Sheehan disability Scale" (SDS). Also selected socioeconomic aspects were evaluated. Results - Variables with an odds ratio (OR) significant in the univariate analysis, when compared between cases and controls were: the mother's education (OR: 2.96, 95% CI: 1.30 to 6.75), the number of residents in the household (OR: 0.32, 95% CI: 0.14 to 0.74), the number of children in the household (OR: 0.25, CI: 95%: 0.10 to 0 , 61), social class (OR: 2.30, 95% CI: 1.02 -5.18). Dimensions assessed by the SDQ, the one who tended to be statistically significant association with malnutrition were conduct problems (p = 0.08). The disability associated with probable maternal common mental disorders (CMD) also showed statistically significant association (p = 0.02). In the Logistic regression remained associated with child malnutrition, child conduct problems and disability associated with probable maternal CMD. Conclusions - This study contributed to the confirmation of an association of conduct problems in malnourished children and disability associated with maternal mental disorder. Longitudinal studies are needed to confirm these hypotheses. If so, it will help in the improvement of the children's mental health care.
Palavras-chave: Desnutrição
Saúde da criança
Saúde da mulher
Transtorno mental
Pobreza
malnutrition
child health
women's health
mental illness
poverty
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
Citação: SANTOS, Layse Veloso de Amorim. Saúde mental de crianças desnutridas: estudo caso controle. 2014. 68 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3867
Data do documento: 27-fev-2014
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