00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3772
Tipo: Dissertação
Título: Afetos e novidades aparecidas em um percurso de teatro do oprimido na saúde mental
Título(s) alternativo(s): Affections and novelties appeared in a theater of oppressed in mental health
Autor(es): Lins , Claudete do Amaral
Primeiro Orientador: Francisco, Deise Juliana
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Henriques , Fernando Meireles Monegalha
metadata.dc.contributor.referee1: Fumes, Neiza de Lourdes Frederico
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Fernando Ilídio da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Vasconcelos, Michele de Freitas Faria de
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo cartografar um percurso de Teatro do Oprimido na saúde mental. No contexto da reforma psiquiátrica a busca por outras formas de expressão e produção de subjetividade é atual e premente, seja em função das desigualdades sociais vivenciadas, assim como pela falta de políticas públicas e retrocessos na política de saúde mental. A pergunta da pesquisa é “como o Teatro do Oprimido opera na singularização das pessoas em sofrimento psíquico?” Através de afetos e novidades aparecidas neste percurso, objetiva-se analisar mais especificamente, como o Teatro do Oprimido operou na produção de subjetividade e na singularização de pessoas com sofrimento psíquico durante as oficinas de Teatro do Oprimido. Novidades aparecidas é alusivo ao nome dado a peça de Teatro Fórum produzida durante o processo, esta foi construída a partir da história real de uma das participantes do Teatro do Oprimido. A metodologia que embasa este trabalho é a qualitativa descritiva utilizando o método da pesquisa intervenção, e mais especificamente a cartografia. Foram realizadas oficinas de Teatro do Oprimido durante 7 meses, Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Casa Verde em Maceió com a participação de 30 pessoas em acompanhamento no serviço. Os participantes e bolsistas foram pesquisadores coletivos e protagonistas da ação. A pesquisa esteve vinculada ao Projeto de Extensão – Teatro do Oprimido na saúde mental em Maceió através do ProCCaext / 2016. A partir do processo e vivência de jogos e exercícios do arsenal do Teatro do Oprimido, da estética do oprimido e da construção e apresentação da peça de Teatro Fórum produzimos esta narratividade sobre os efeitos – subjetividade vivenciados nas oficinas à luz da filosofia prática de Espinosa, mais especificamente enfocando sua teoria dos afetos. Na produção dos dados operamos articulações do Teatro do Oprimido com os conceitos espinosanos para trazer mais elementos que possam responder à pergunta de como o Teatro do Oprimido opera na singularização das pessoas com sofrimento psíquico. Como resultados podemos destacar a potencialização que se deu na maneira de agir e reagir no cotidiano dos participantes, isto é nos afetos - paixões e afetos - ações vivenciados, no entendimento e no diálogo com a produção de mais vida. Concluímos que o Teatro do Oprimido proporciona uma vivência dos afetos, sentires e fazeres de forma intensa e contribui para aumentar a potência de agir e produzir mais vida, enfrentando o sofrimento imposto pelas desigualdades e adoecimento. A potência de agir atuou também para diminuir a passividade frente ao sofrido, ao preconceito entre outros ideários impostos pela sociedade.
Abstract: The present dissertation aims to map a Theater of the Oppressed course in mental health. In the context of psychiatric reform, the search for other forms of expression and production of subjectivity is current and pressing, due to the social inequalities experienced, as well as the lack of public policies and setbacks in mental health policy. The question of the research is "how the Theater of the Oppressed operates in the singularization of people in psychic suffering?" Through the affections and novelties that appear in this course, the objective is to analyze more specifically how the Theater of the Oppressed operated in the production of subjectivity and singularization of people with psychic suffering during the Theater of the Oppressed workshops. New appearances are allusive to the name given to the piece of Theater Forum produced during the process, this one was constructed from the real history of one of the participants of the Theater of the Oppressed. The methodology that underlies this work is the qualitative descriptive using the method of the intervention research, and more specifically the cartography. Teatro do Oprimido workshops were held for 7 months, Psychosocial Care Center - CAPS Casa Verde in Maceió with the participation of 30 people in the service. Participants and fellows were collective researchers and protagonists of the action. The research was linked to the Project of Extension - Theater of the Oppressed in mental health in Maceió through ProCCaext / 2016. From the process and experience of games and exercises of the Arsenal of the Theater of the Oppressed, the aesthetics of the oppressed and the construction and presentation of the play Theater Forum we produced this narrativity about the effects - subjectivity experienced in the workshops in the light of the practical philosophy of Espinosa, more specifically focusing on his theory of affects. In the production of the data we operate articulations of the Theater of the Oppressed with the espinosanos concepts to bring more elements that can answer the question of how the Theater of the Oppressed operates in the singularization of the people with psychic suffering. As results we can highlight the potentiation that occurred in the way of acting and reacting in the participants' daily lives, that is, in the affections - passions and affections - lived actions, in the understanding and in the dialogue with the production of more life. We conclude that the Theater of the Oppressed provides an intense experience of affections, feelings and acts and contributes to increase the power to act and produce more life, facing the suffering imposed by inequalities and illness. The power to act also acted to reduce the passivity against the suffered, the prejudice among other ideas imposed by society.
Palavras-chave: Spinoza, Benedidus de, 1632-1677
Teatro do oprimido
Teatro na educação
Saúde mental
Produção de subjetividade
Theater of the oppressed
Theater in education
Mental health
Production of subjectivity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: LINS, Claudete do Amaral. Afetos e novidades aparecidas em um percurso de teatro do oprimido na saúde mental. 2018. 216 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3772
Data do documento: 24-ago-2018
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Afetos e novidades aparecidas em um percurso de teatro do oprimido na saúde mental.pdf2.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.