06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - ENGENHARIA CIVIL - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação de impactos ambientais na obra da duplicação da Rodovia AL-145 em Delmiro Gouveia
Autor(es): Oliveira, Renata Luzia Cavalcante de
Primeiro Orientador: Oliveira Netto, Antônio Pedro de
metadata.dc.contributor.referee1: Teixeira, Lucas da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Gomes Júnior, Raimundo Nonato
Resumo: De acordo com a Política Nacional do Meio Ambiente (Lei n°. 6938/81) e a Constituição Federal, a Avaliação de Impacto Ambiental (AIA), é um dos instrumentos de gestão ambiental, previstos para a elaboração de documentos e processo de EIA (ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL)/RIMA (RELATÓRIO DE IMPACTO DE IMPACTO), de processos e empreendimentos potencialmente poluidores e/ou degradadores do meio ambiente. Tal estudo visa viabilizar e minimizar a atenuação dos impactos causados pelas ações de projeto que são desenvolvidas. Com o desenvolvimento ocorrido no Brasil nos últimos anos sentiu-se a necessidade de construção e melhorias dos modais rodoviários, de modo a maximizar as atividades de mobilização, seja de pessoas ou produtos. Sabe-se que a construção e as atividades de melhoramento e manutenção de infraestrutura rodoviária causam significativos impactos ambientais em todas as suas fases, desde a concepção até a fase de operação. As obras rodoviárias influenciam diretamente no desenvolvimento socioeconômico local, sendo este um impacto positivo, porém as atividades acabam gerando diversos impactos negativos aos meios físico e biótico. Percebe-se então a necessidade de um estudo prévio e criterioso dos possíveis impactos ambientais gerados pelas atividades e o monitoramento das ações mitigadoras desenvolvidas para a contenção e minimização desses impactos. Portanto, o presente estudo buscou analisar e avaliar os impactos ocasionados na obra de duplicação da Rodovia AL-145, no município de Delmiro Gouveia-Alagoas, por meio de dois métodos de AIA: Check-list (listagem de controle) e Matriz de Interação permitiram avaliar os impactos de acordo com a sua importância e caracterizá-los como positivo ou negativo. Estudos revelaram dados quantitativos como, por exemplo, um total de 58 impactos esperados para os meios físico, biótico e antrópico, durante as fases de implantação e operação da rodovia. Sendo os impactos negativos os maiores nesses dados, e em relação aos meios, o físico, apresentando um total de 33 impactos negativos, o maior em quantitativos. Depois de levantamentos feitos e dados concluídos, foram propostas medidas mitigadoras que visam minimizar a atenuação dos impactos identificados.
Abstract: According to the National Environmental Policy (Law 6938/81) and the Federal Constitution, the Environmental Impact Assessment (EIA) is one of the instruments of environmental management that were provided in the elaboration of documents and process of Environmental Impact Study (EIS) and Environmental Impact Report (EIR), process and enterprises that are potentially polluting and / or degrading to the environment. This study aims to make feasible and minimize mitigation of the impacts caused by project actions that are developed. With the development occurred in Brazil in the last years it was felt the necessity of construction and improvements of the modal road, so to maximize the activities of mobilization, be it of people or products. It is known that the construction and improvement activities and maintenance of road infrastructure cause significant environmental impacts in all its phases, since conception to the phase of operation. The road works directly influence the local socioeconomic development, which is a positive impact, but the activities end up generating several negative impacts to the physical and biotic means. Then it is perceived for a prior and careful study of the possible environmental impacts generated by the activities and the monitoring of the mitigating actions developed for the containment and minimization of these impacts. Therefore, the present study sought to analyze and evaluate the impacts of the Highway duplication project in AL-145 into the city of Delmiro Gouveia - Alagoas, it was using two EIA methods: Checklist and Interaction Matrix allowed to evaluate the impacts of according to their importances and characterize them as positive or negative. The studies have revealed quantitative data such as a total of 58 expected impacts for the physical, biotic and anthropic environments during the implantation and operation phases of the highway. The negative impacts have been the largest in these data, and in relation to the means, the physical, presenting a total of 33 negative impacts, the largest in quantitative. After completed surveys and data, mitigating measures were proposed to minimize the mitigation of identified impacts.
Palavras-chave: Engenharia civil
Engenharia rodoviária
Avaliação de impactos ambientais
Rodovia AL-145
Delmiro Gouveia - Alagoas
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES::RODOVIAS PROJETO E CONSTRUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Engenharia Civil
Citação: OLIVEIRA, Renata Luzia Cavalcante de. Avaliação de impactos ambientais na obra da duplicação da Rodovia AL-145 em Delmiro Gouveia. 2018. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3708
Data do documento: 4-mai-2018
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