06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO SEMIÁRIDO – UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3654
Tipo: Especialização
Título: Letramento e TDIC: uma experiência nos municípios de Delmiro Gouveia e Arapiraca - AL
Autor(es): Silva, Heloísa Cecília de Araújo
Primeiro Orientador: Voss, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo
metadata.dc.contributor.referee1: Pavezi, Marilza
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Beatriz Araújo da
Resumo: Os métodos de ensino utilizados, desde a educação infantil ao ensino superior, vem passando por várias transformações. O aluno precisa não apenas ser alfabetizado, agora precisa ser letrado, ou seja, não apenas conhecer os signos e símbolos de sua língua, mas saber interpretá-los compreendê-los e usá-los na sua vida social, política e histórica. Diante dessa premissa, esta pesquisa buscou analisar os conceitos e a importância de alfabetizar letrando através do uso de diversos gêneros, escritos e digitais como também, contextualizar alguns conceitos de alfabetização e letramento, mostrar a importância da sociedade de ter acesso às tecnologias da informação e comunicação TDIC, e, por fim abordar possibilidades educativas, por meio de um curso de formação para professores de duas escolas públicas, que contemplem atividades destinadas a alfabetizar e letrar por meio das TDIC. O presente estudo é de uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório. Nos apoiamos em um levantamento da fortuna crítica de Soares (2001), Rojo, (2009), Marcuschi (2008) a respeito de alfabetização e letramento e uso dos gêneros na sala de aula, além de noções teóricas da comunicação com Bourdieu (1997), Lévy (2003), Maturana e Varela (2001) entre outros. A partir das referências citadas almejamos refletir sobre como o letramento unido as TDIC pode contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem da leitura e da escrita. Tendo em vista, que nas práticas escolares pretendemos formar leitores proficientes, não nos cabe escolher entre alfabetizar ou letrar o que torna-se necessário é alfabetizar letrando.
Abstract: Hoy, en lo que se refiere a los métodos de enseñanza, desde la educación infantil a la enseñanza superior, viene pasando por varias transformaciones. El alumno necesita no sólo ser alfabetizado, ahora necesita ser letrado, es decir, no sólo conocer los signos y símbolos de su lengua, sino saber interpretarlos para comprenderlos y usarlos en su vida social, política e histórica. En el marco de esta premisa, esta investigación buscó analizar los conceptos y la importancia de alfabetizar marcando a través del uso de diversos géneros, escritos y digitales, así como contextualizar algunos conceptos de alfabetización y letra, mostrar la importancia de la sociedad de acceder a las TDIC, por fin abordar posibilidades educativas, a través de un curso de formación para profesores de dos escuelas públicas, que contemplen actividades destinadas a alfabetizar y letrar por medio de las TDIC. El presente estudio es de un enfoque cualitativo, de carácter exploratorio. En el caso de que se trate de una de las más importantes de la historia de la humanidad, se trata de un proceso que, , Lévy (2003), Maturana y Varela (2001) entre otros. A partir de las referencias citadas anhelamos reflexionar sobre cómo el letramento unido a las TDIC puede contribuir a la mejora de la calidad de la enseñanza y del aprendizaje de la lectura y la escritura. Teniendo en cuenta que en las prácticas escolares pretendemos formar lectores proficientes, no nos cabe elegir entre alfabetizar o letrar lo que se hace necesario es alfabetizar letrando.
Palavras-chave: Alfabetização
Letramento
Tecnologias da Informação e Comunicação
Delmiro Gouveia - Alagoas
Arapiraca - Alagoas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: SILVA, Heloísa Cecília de Araújo. Letramento e TDIC: uma experiência nos municípios de Delmiro Gouveia e Arapiraca - AL. 2018. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação no Semiárido) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3654
Data do documento: 31-ago-2018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO SEMIÁRIDO – UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Letramento e TDIC: uma experiência nos municípios de Delmiro Gouveia e Arapiraca - AL.pdf1.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.