00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3612
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Gean Carlo de Malo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6816194135811718pt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Solange Pereira da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0969223609593504pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Flávia Maria de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3197648102123157pt_BR
dc.creatorAraújo, Marília Lima de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8989011080821755pt_BR
dc.date.accessioned2018-12-17T17:41:07Z-
dc.date.available2018-11-21-
dc.date.available2018-12-17T17:41:07Z-
dc.date.issued2018-08-23-
dc.identifier.citationARAÚJO, Marília Lima de. Família e relações de parentesco de escravizados : Água Branca / Alto Sertão da província de Alagoas (1850-1888). 2018. 198 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3612-
dc.description.abstractThis study aims to understand the family arrangements built by people enslaved in the parish of Nossa Senhora da Conceição de Água Branca, in the region of Alto Sertão de Alagoas, from 1850 to 1888. For this purpose, families are identified in the parish marriage, baptism and death, and sources of cartorial typology. The research seeks to analyze the possible meanings that Catholic rituals of marriage and baptism have had for the family life of these people. investigates families in their networks of solidarities, addressing the nineteenth century conjuncture, the domestic trade of enslaved women, the period of the drought of 1877-1879, and the persistence of the enslaved to preserve their family and community ties. It uses a variety of sources, parochial records, inventories, proxies, criminal procedures, requirements, an action of freedom, among others, analyzed using methods of demography and microanalysis, and the theoretical contribution of historiography in the theme. The family experiences of the enslaved show significant sociabilities, arrangements between people of different legal status and generational families.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscravidão – Brasil - Históriapt_BR
dc.subjectEscravos – Alagoas -1850-1888.pt_BR
dc.subjectEscravos libertos – Famíliaspt_BR
dc.subjectFamiliespt_BR
dc.subjectSlaverypt_BR
dc.subjectXIX centurypt_BR
dc.subjectSertão de Alagoaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleFamília e relações de parentesco de escravizados : Água Branca / Alto Sertão da província de Alagoas (1850-1888)pt_BR
dc.title.alternativeFamily and relations of relatives of slavery: Água Branca/Alto Sertão of they province of Alagoas (1850-1888)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste estudo objetiva compreender os arranjos familiares construídos por pessoas escravizadas na freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Água Branca, região do Alto Sertão de Alagoas, no período de 1850 a 1888. Para tanto, realiza-se a identificação das famílias nos assentos paroquiais de casamento, batismo e óbito, e fontes de tipologia cartorial. Procura analisar os possíveis significados que os rituais católicos de casamento e batismo tiveram para a vida familiar destas pessoas. Investiga as famílias em suas redes de solidariedades, abordando a conjuntura oitocentista, o comércio interno de escravizados, o período da seca de 1877-1879, e a persistência dos escravizados para preservar seus laços familiares e comunitários. Utiliza de uma variedade de fontes, registros paroquiais, inventariações, procurações, processos-crimes, requerimentos, uma ação de liberdade, entre outros, analisados a partir de métodos da demografia e microanálise, e o aporte teórico da historiografia no tema. As vivências familiares dos escravizados mostram significativas sociabilidades, arranjos entre pessoas de estatuto jurídico distintos e famílias geracionais.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICHCA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.