00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
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Tipo: Tese
Título: Da linguagem ao círculo: estudos sobre a composição do conto em Amilcar Bettega
Título(s) alternativo(s): From language to circle: studies on the composition of the short story in Amilcar Bettega
Autor(es): Prado, Amanda Priscila Santos
Primeiro Orientador: Cavalcanti, Ildney de Fátima Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Marques, Marcelo Ferreira
metadata.dc.contributor.referee2: Barbosa, Cleusa Salvina Ramos Maurício
metadata.dc.contributor.referee3: Martins, Ana Cláudia Aymoré
metadata.dc.contributor.referee4: Matias, Marcus Vinícius
Resumo: O presente trabalho apresenta três estudos sobre a composição do gênero literário conto a partir da observação do modo como ele é construído nos três livros de contos do escritor Amilcar Bettega: O voo da trapezista (1994), Deixe o quarto como está (2002) e Os lados do círculo (2004). Entendidas como um conjunto, as três obras são lidas a partir de suas relações autotextuais, repetições e circularidades. No livro de contos mais recente de Bettega, Os lados do círculo, torna-se evidente uma certa obsessão pelas formas circulares, presentes não apenas na temática e na organização do livro, como também no modo como os finais das narrativas remetem, de algum modo, aos seus inícios. Essa opção pela forma geométrica do círculo – ou, do ponto de vista simbólico, por uma possível poética do infinito na composição de seus contos demonstra a dimensão metaficcional de suas narrativas. Além disso, essa busca por uma forma circular, e, portanto, geometricamente perfeita, se configura como uma espécie de procura do literário dentro de si mesmo, podendo ser entendida como uma utopia da linguagem em que pese a dimensão metaficcional destas narrativas para o alcance de uma reflexão autocrítica do gênero conto. Para esta reflexão a respeito de uma possível dimensão utópica da escrita literária, revisito O livro por vir (1959), de Maurice Blanchot, e o Princípio Esperança (1959), de Ernst Bloch. Do ponto de vista dos estudos literários, este trabalho utiliza como referencial teórico os estudos de Wolfgang Iser (1996), Gustavo Bernardo (2010), Karl Erik Schøllhammer (2011; 2013), entre outros; e, especificamente sobre o gênero conto, as contribuições de Julio Cortázar (1993), Ricardo Piglia (2004), Nádia Battella Gotlib (2006) e Edgar Allan Poe (1842). Por meio dessas leituras e reflexões, o trabalho propõe a possibilidade de leitura dos três livros de Bettega como um conjunto, formando uma rede significativa e complexa de narrativas que dão conta de um projeto literário, como uma espécie de puzzle cujas possibilidades de leitura apontam para uma necessária investigação sobre os desdobramentos do gênero conto na contemporaneidade.
Abstract: The present thesis presents three studies on the composition of the short story by observing the way this literary genre is designed in three short story books by Amilcar Bettega: O voo da trapezista [Flight of the trapeze artist] (1994), Deixe o quarto como está [Leave the room as it is] (2002) and Os lados do círculo [The sides of the circle] (2004). Understood as a whole, the three volumes are read in its autotextual repetitions, relations and circularities. In Bettega’s most recent work, Os lados do círculo, a kind of obsession is evidenced in relation to circular forms, which appear not only as the book theme and in its organization, but also in the way the narrative endings allude to its beginnings. This choice of the geometric form of the circle – or, from the symbolic standpoint, of a possible poetics of the infinite in the composition of his short stories – shows the metafictional dimension of his narratives. Besides, this search for a circular form and, therefore, geometrically perfect, works as the search of the literary text inside itself, and can be understood as a utopia of language in which the metafictional dimension of the narratives plays a key role in the achievement of a self-critical reflection about the short story genre. For this reflection about a possible utopian dimension of literary writing, I revisit Maurice Blanchot’s The book to come (1959) and Ernst Bloch’s The principle of hope (1959). From the standpoint of literary studies, as theoretical framework, this reading articulates its theoretical bases by resorting to studies by Wolfgang Iser (1996), Gustavo Bernardo (2010), Karl Erik Schøllhammer (2011; 2013), among others; and, specifically with regard to the short story genre, the contributions by Julio Cortázar (1993), Ricardo Piglia (2004), Nádia Battella Gotlib (2006) and Edgar Allan Poe (1842). In promoting the present readings and reflections, this work argues for the possibility of reading Bettega’s three books as a whole, creating a significant and complex web of narratives concerning a distinct literary project, as a kind of puzzle whose reading possibilities indicate a necessary investigation into the developments of the short story genre nowadays.
Palavras-chave: Gênero literário – Composição
Conto
Círculo
Puzzle
Amilcar Bettega
Circle
Short story
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: PRADO, Amanda Priscila Santos. Da linguagem ao círculo: estudos sobre a composição do conto em Amilcar Bettega. 2018. 198 f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3604
Data do documento: 4-mai-2018
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