Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/352
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Francisco, Deise Juliana | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | FRANCISCO, D. J. | por |
dc.contributor.referee1 | Santos, Maria Francisca Oliveira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703664J2 | por |
dc.contributor.referee2 | Lopes, Adna de Almeida | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704935A4&dataRevisao=null | por |
dc.contributor.referee3 | Costa, Cleide Jane de Sá Araújo | - |
dc.contributor.referee3Lattes | COSTA, Cleide Jane de Sá Araújo | por |
dc.creator | Melo, Rozana Machado Bandeira de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4891211992617165 | por |
dc.date.accessioned | 2015-08-25T18:16:55Z | - |
dc.date.available | 2012-08-28 | - |
dc.date.available | 2015-08-25T18:16:55Z | - |
dc.date.issued | 2011-12-19 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Rozana Machado Bandeira de. Uma educação infantil centrada no brincar : a experiência da Te-Arte. 2011. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/352 | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.publisher.initials | UFAL | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Playing | eng |
dc.subject | Early childhood education | eng |
dc.subject | Te-Arte | eng |
dc.subject | Brincar | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Te-Arte | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Uma educação infantil centrada no brincar : a experiência da Te-Arte | por |
dc.title.alternative | An early childhood education centered on playing : the experience of Te-Arte | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A educação infantil tem sido tematizada a partir da compreensão sobre a importância da infância para o desenvolvimento humano. Torna-se relevante, neste contexto, analisar experiências de escolas que se propõe a atuar nesta área. Sendo assim, o objeto de estudo desta dissertação é a experiência da Te-Arte na educação infantil. Trata-se de um estudo de caso de uma escola alternativa, escolhida por ser a Te-Arte uma escola que realiza um trabalho não convencional de educação infantil, em que o foco é o brincar. O objetivo geral da pesquisa é analisar o currículo de educação infantil da Te-Arte, enfocando a brincadeira como eixo articulador. Os objetivos específicos tratam de descrever como a rotina é organizada na Te-Arte em articulação com a brincadeira e o espaço físico; compreender a visão dos professores e da gestora sobre a experiência da Te-Arte; analisar os sentidos atribuídos à Te-Arte por pais e ex-alunos da Escola. Foi realizada pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, contando com observação do cotidiano escolar e entrevistas com a idealizadora do projeto, dez professores, dez pais e cinco ex-alunos, sendo os dados analisados a partir da análise de conteúdo. Os elementos da centralidade do trabalho são o engajamento familiar, o respeito à infância, a interação e a natureza, partindo do princípio de que é brincando que se aprende e que toda brincadeira ensina algo. A construção da proposta pedagógica da Te-Arte enfatiza o folclore e as manifestações culturais, em constante construção da cultura escolar e da cultura própria da Te-Arte. Outro elemento relevante é quanto à formação dos profissionais, que se dá no fazer pedagógico diário, em grupos de estudo, e na avaliação do trabalho cotidiano, com reuniões diárias. Ao analisar a experiência da Te-Arte, ressalta-se a singularidade de sua proposta e a importância do espaço físico diferenciado em relação às organizações escolares convencionais. | por |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Uma educação infantil centrada no brincar : a experiência da Te-Arte.pdf | 4.14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.