06 CAMPUS SERTÃO 02 - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3498
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Monteiro, José Augusto de Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5539138004885186pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, Leandro da Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6698789861371290pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Esdras dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2977688812266806pt_BR
dc.creatorUrsolino, Camila Oliveira-
dc.date.accessioned2018-10-29T13:04:33Z-
dc.date.available2018-10-29T13:04:33Z-
dc.date.issued2017-09-27-
dc.identifier.citationURSULINO, Camila Oliveira. Gestão de custos aplicada ao setor público: um estudo de caso sobre o custo e o desempenho do aluno de ciências contábeis da UFAL - Santana do Ipanema. 66 f. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Unidade Santana do Ipanema, Curso de Ciências Contábeis, Universidade Federal de Alagoas, Santana do Ipanema, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3498-
dc.description.abstractPublic management requires custody accounting to provide information bases based on planning, control and measurement of the results of its activities, aiming at this study aimed at measuring the cost and performance of a student of Accounting Sciences of the Federal University of Alagoas, unit of Santana do Ipanema, and comparisons to students of private institutions. Searches were carried out in the competent bodies on the results of the Examination of Accounting Sufficiency and ENADE, National Examination of Student Performance, in order to make a direct relation between investment and performance of the student graduated in 2016. A methodology used to arrive at the cost of student training for Reinert and Reinert (2005), which uses ABC as the basis for activities. From the analysis of the data it was possible to perceive what is related to the teaching unit of Santana do Ipanema, AL, has a cost per student of R $ 47,332.64, 42% higher than the average of the private degree. Already the results of quality indices, showed that the Unit has the best performance of the State, with a note 4 in Enade and 65% more approvals not Examination of Accounting Adequacy than as IES. Thus, through the whole realization of research is possible to verify the effectiveness and participation in public investment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectContabilidade de custospt_BR
dc.subjectGestão públicapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEnsino públicopt_BR
dc.subjectEnsino privadopt_BR
dc.subjectSantana do Ipanema - Alagoaspt_BR
dc.subjectSetor públicopt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Alagoas (UFAL)pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.titleGestão de custos aplicada ao setor público: um estudo de caso e o desempenho do aluno de ciências contábeis da UFAL - Santana do Ipanemapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA gestão pública necessita da contabilidade de custos para lhe oferecer bases de informações que fundamentem o planejamento, o controle e a mensuração dos resultados de suas atividades, visando isso este estudo objetivou mensurar o custo e o desempenho de um aluno de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Alagoas, unidade de Santana do Ipanema, e comparar aos alunos de instituições privadas. Realizaram-se buscas nos órgãos competentes sobre os resultados do Exame de Suficiência Contábil e ENADE, Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, para que se fizesse relação direta entre investimento e desempenho do aluno egresso em 2016. A metodologia utilizada para se chegar ao custo de formação do aluno foi a de Reinert e Reinert (2005), o qual utiliza o método de custeio baseado em atividades, ABC, como base. A partir da análise dos dados foi possível perceber que o referido curso da unidade de ensino de Santana do Ipanema, AL, possui um custo por aluno de R$47.332,64, 42% superior à média da graduação particular. Já os resultados de índices de qualidade mostraram que a Unidade possui o melhor desempenho do Estado, com nota 4 no Enade e 65% a mais de aprovações no Exame de Suficiência Contábil do que as outras IES. Assim, por meio de toda realização da pesquisa é possível atestar a eficácia e efetividade do investimento público.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gestão de custos aplicada ao setor público: um estudo de caso e o desempenho do aluno de ciências contábeis da UFAL - Santana do Ipanema.pdfGestão de custos aplicada ao setor público: um estudo de caso sobre o custo e o desempenho do aluno de ciências contábeis da UFAL - Santana do Ipanema2.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.