00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3493
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva Júnior, Rinaldo Vieira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9156830519836354pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Isnaldo Isaac-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8346517003296057pt_BR
dc.contributor.referee2Nascimento, Arlyson Alves do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9395417554768580pt_BR
dc.creatorSouza, Elvis Gomes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4444185520622265pt_BR
dc.date.accessioned2018-10-25T13:53:29Z-
dc.date.available2018-10-24-
dc.date.available2018-10-25T13:53:29Z-
dc.date.issued2018-07-20-
dc.identifier.citationSOUZA, Elvis Gomes. Probabilidade no ensino médio: metodologia ativa como suporte. 2018. 76 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3493-
dc.description.abstractThe history of Brazilian education is marked by traditional teaching, so that the school curriculum has contributed for many decades to the passive formation of students. In this context, the teacher was the central figure of knowledge and the student was seen as being incapable, therefore, it was up to him to only listen to the teacher and memorize formulas devoid of meanings. Obviously listening to the teacher remains important, and memorizing formulas may be helpful in some circumstances. However, to restrict the teaching of mathematics to such procedures would be to limit the potential of the human being and would no longer meet the aspirations of contemporary society. The actuality is marked by the excess of information, therefore, the learner can collect data in the virtual world directly, not needing the mathematics teacher to transmit a formula. Faced with this reality, the teaching of mathematics needs to be rethought, so that the contents worked out have a social (or personal) sense for the student, as well as enable students to use early research techniques, to value collective work, contributing to that act in a critical, patitious and autonomous way. Based on these principles, the theme PROBABILITY IN AVERAGE EDUCATION: active methodology as support presents a rescue of the socio-historical dimension of this area of knowledge, valuing the challenges and contributions of several mathematicians precursors of Pascal. These studies focused on the properties and applications of probability in random phenomena and experiments, emphasizing their use in the area of genetics. As a pedagogical proposal, Webquest presented itself as an alternative, since it presents activities structured in virtual environments, which, when guided by research and collaborative work, contribute to the development of the student's critical and autonomous sense.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo ensinopt_BR
dc.subjectProporcionalidade (Analise combinatória)pt_BR
dc.subjectMetodologia ativapt_BR
dc.subjectInternet na educaçãopt_BR
dc.subjectWebquestpt_BR
dc.subjectMathematics - Teaching studypt_BR
dc.subjectProportionality (combinatorial analysis)pt_BR
dc.subjectActive methodologypt_BR
dc.subjectInternet in educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleProbabilidade no Ensino Médio: metodologia ativa como suportept_BR
dc.title.alternativeProbability in average education: active methodology as supportpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA história da educação brasileira é marcada pelo ensino tradicional, de modo que o currículo escolar contribuiu por muitas décadas para a formação passiva dos alunos. Neste contexto, o professor era a figura central do conhecimento e o aluno era visto como ser incapaz, portanto, cabia ao mesmo apenas ouvir atentamente ao professor e memorizar fórmulas desprovidas de significados. Obviamente que ouvir o professor permanece importante, e a memorização de fórmulas pode ser útil em algumas circunstâncias. Todavia, restringir o ensino de matemática a esses procedimentos seria limitar o potencial do ser humano e não atenderia mais aos anseios da sociedade contemporânea. A atualidade é marcada pelo excesso de informação, assim sendo, o educando pode coletar dados no mundo virtual de forma direta, não necessitando do professor de matemática para transmitir uma fórmula. Diante desta realidade, o ensino da matemática precisa ser repensado, de modo que os conteúdos trabalhados apresentem um sentido social (ou pessoal) para o aluno, bem como possibilitem aos educandos fazer uso de técnicas iniciais da pesquisa, valorizar o trabalho coletivo, contribuindo para que atuem de forma crítica, participativa e autônoma. Partindo destes princípios, o tema PROBABILIDADE NO ENSINO MÉDIO: metodologia ativa como suporte apresenta um resgate da dimensão socio-histórica dessa área de conhecimento, valorizando os desafios e as contribuições de diversos matemáticos precursores de Pascal. Estes estudos enveredaram em direção as propriedades e aplicações da Probabilidade em fenômenos e experimentos aleatórios, enfatizando seu emprego na área de genética. Como proposta pedagógica, apresentou-se a Webquest como alternativa, uma vez que a mesma apresenta atividades estruturadas em ambientes virtuais, que ao serem norteadas pela pesquisa e pelo trabalho colaborativo, contribuem para o desenvolvimento do senso crítico e autônomo do alunado.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Probabilidade no ensino médio_ metodologia ativa como suporte.pdfProbabilidade no ensino médio: metodologia ativa como suporte2.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.