00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3477
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Amurabi Pereira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8355859619672329pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Inalda Maria dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3709372442003235pt_BR
dc.contributor.referee2Moreira, Núbia Regina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2340040990632743pt_BR
dc.creatorCafé Neto, Adalberto Bertulino-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2232723646399468pt_BR
dc.date.accessioned2018-10-24T18:56:39Z-
dc.date.available2018-10-19-
dc.date.available2018-10-24T18:56:39Z-
dc.date.issued2016-04-25-
dc.identifier.citationCAFÉ NETO, Adalberto Bertulino. Expansão e “democratização” do ensino superior ante a modernização conservadora vivenciada no Brasil. 2016. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3477-
dc.description.abstractThis paper deals with the process of “democratization” of higher education at the conservative modernization experience by Brazil in the current context. It aims to discuss the details given by the socio-economic situation and policy at the times of implementation of affirmative policies in Brazil, presenting them as access facilitation mechanisms that do not absorb the demand built historically. To this end, through perception analysis environment through the content contained in the 2004 Multi-Year Plan to 2007 and from 2008 to 2011 becomes important precisely because they present themselves as strategic mechanisms of the state to promove the development of the nation that moves thought the very process of democratization of access, be it done thought the HEIs (Higher Education Institutions) public or private. The idea, therefore, is to discuss the access according to the situation evidenced by the conservative modernization. Using the content analysis method comes to the conclusion , from the data collected from the Multi-annual plans and their evaluation reports, that the process of Access and expansion of higher education at the conservative modernization did not include democratic and unrestricted manner making , therefore , through the partnership arrangements between the public and private sectors. In this, insertion policies through the public sphere are ultimately limiting access while the type of cut constructed to have the right to student finance through private higher education institutions not build prejudiced aspect that the quots themselves can represent.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino superior - Modernizaçãopt_BR
dc.subjectModernização conservadorapt_BR
dc.subjectDemocratização do ensinopt_BR
dc.subjectInstituições de ensino superior (IES) – Público e privadaspt_BR
dc.subjectEducação – Planos plurianuaispt_BR
dc.subjectDemocratizing Accesspt_BR
dc.subjectHigher education institutions - Public and Privatept_BR
dc.subjectConservative Modernizationpt_BR
dc.subjectMulti Year Planpt_BR
dc.subjectHigher Education - Modernizationpt_BR
dc.subjectDemocratization of educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleExpansão e “democratização” do ensino superior ante a modernização conservadora vivenciada no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeExpansion and democratization of higher education before the conservative modernization experienced in Brazilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho versa sobre o processo de “democratização” do ensino superior ante a modernização conservadora vivenciada pelo Brasil no contexto atual. Ele tem como objetivo principal discutir os pormenores apresentados pela conjuntura socioeconômica e política à época da implantação das políticas afirmativas no Brasil, apresentando-as como mecanismos de facilitação do acesso que não absorvem a demanda construída historicamente. Para tanto, a percepção através da análise da conjuntura através do conteúdo contido nos Planos Plurianuais de 2004 a 2007 e de 2008 a 2011 torna-se importante justamente porque eles se apresentam como mecanismos estratégicos de Estado para promover o desenvolvimento da nação que perpassa pelo próprio processo de democratização do acesso, seja ele feito através das IES (Instituições de Ensino Superior) públicas ou privadas. A ideia, portanto, é discutir o acesso de acordo com a conjuntura evidenciada pela modernização conservadora. Utilizando-se do método de análise de conteúdo chega à conclusão, a partir dos dados coletados dos Planos Plurianuais e seus relatórios de avaliação, de que o processo de acesso e expansão do ensino superior ante a modernização conservadora não fez incluir de forma democrática e irrestrita, fazendo-se, portanto, através do regime de parceria entre os setores público e privado. Nisso, as políticas de inserção através da esfera pública terminam sendo limitadoras do acesso enquanto que o tipo de recorte construído para ter o direito ao financiamento estudantil através das instituições de ensino superior privadas não constrói o aspecto preconceituoso que as cotas em si podem representar.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Expansão e “democratização” do ensino superior ante a modernização conservadora vivenciada no Brasil.pdf1.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.