00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3420
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Amorim, Roseane Maria de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8200426055017604pt_BR
dc.contributor.referee1Pizzi, Laura Cristina Vieira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5495814740484322pt_BR
dc.contributor.referee2Mesquita, Marcos Ribeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9059784963404615pt_BR
dc.creatorAmorim, Luciano Henrique da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4901992609754485pt_BR
dc.date.accessioned2018-10-23T14:57:25Z-
dc.date.available2018-10-18-
dc.date.available2018-10-23T14:57:25Z-
dc.date.issued2018-03-26-
dc.identifier.citationAMORIM, Luciano Henrique da Silva. Materna-idades: trajetórias femininas e pedagogias de um currículo marginal na periferia de Maceió - AL. 2018. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3420-
dc.description.abstractThis research has how discussions and dialogues memories, ways and discourses had lived by women that became being mother in their childhood and teen, talking between histories and pedagogical relationships by yourself and theirselvies. The objective of this work looking for the possibilities of analyses that run out of the true regimes, but can build scenes that show us the presence considerable of mothers on these phases, how long, the social co-relationships between adults and children. Inside on methodological ways, I have choose for the Discourse Analyses by Michel Foucault, giving emphasis in say it, inter-say it, statements and a lot of dimensions. With this, the visible colors through away memories (un)happy, but, that help to show us in many contexts that go down in South Zone of Maceió, the discourses about family, woman on the community, the respects and disrespects associates at the maternity or the deconstruction of being woman in periphery. Therefore, read this research is a premission to the charm or no charm about the educative process and the complexities never right, but, always uncertainness and dangerous.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMulheres – Educaçãopt_BR
dc.subjectCurrículo marginalpt_BR
dc.subjectClasse socialpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectGravidez na adolescência – Maceió (AL)pt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectWomen – Educationpt_BR
dc.subjectMarginal curriculumpt_BR
dc.subjectSocial classpt_BR
dc.subjectGenrept_BR
dc.subjectTeenage pregnancypt_BR
dc.subjectSpeech analysispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleMaterna-idades: trajetórias femininas e pedagogias de um currículo marginal na periferia de Maceió - ALpt_BR
dc.title.alternativeMaternities: female ways and pedagogy of a marginal curriculum on periphery in Maceio – ALpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como interdiscussões memórias, trajetos e dicursos vivenciados por mulheres que passaram pelo fenômeno da maternidade em suas infâncias e adolescências, dialogando entre suas histórias e suas relações pedagógicas de si e do outro. O objetivo desta pesquisa preza a busca de possibilidades de análise que fujam dos regimes de verdade, mas, que possam constituir cenários que exibam a presença de um número considerável de mães nestas fases já supracitadas, bem como, suas correlações sociais entre adultos e crianças. Envolvido nos caminhos metodológicos, optou-se pela Análise do Discurso – AD a partir dos contributos do filósofo e educador francês Michel Foucault, dando ênfase aos ditos, interditos, enunciados e suas dimensões argumentativas e discursivas de si e da história do eu. Com isso, as nuances visíveis e sentidas trilham memórias (in)felizes, mas, que ajudam a exibir em contextos diversos que desemborcam na Zona Sul de Maceió as afirmações do que é família, do ser mulher em meio a comunidade, dos respeitos e desrespeitos referentes à maternidade e substancialmente de uma (des)construção do ser mulher na periferia. Portanto, ler este escrito é permitir-se ao encanto e desencanto do que são os processos educativos e suas complexidades nunca certas, mas, sempre incertas e perigosas.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Materna-idades trajetórias femininas e pedagogias de um curriculo marginal na periferia de Maceió.pdfMaterna-idades: trajetórias femininas e pedagogias de um currículo marginal na periferia de Maceió - AL3.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.