00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3408
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Dias, Wandearley da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4655224339571082pt_BR
dc.contributor.referee1Serra, Kleber Cavalcanti-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3763135856142994pt_BR
dc.contributor.referee2Castro, Luizdarcy de Matos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0433191265187095pt_BR
dc.contributor.referee3Pereira, Maria Socorro Seixas-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8409575009099582pt_BR
dc.creatorBarros, Tiago Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5263336719415975pt_BR
dc.date.accessioned2018-10-11T13:39:49Z-
dc.date.available2018-10-11-
dc.date.available2018-10-11T13:39:49Z-
dc.date.issued2018-07-26-
dc.identifier.citationBARROS, Tiago Rodrigues. Práticas experimentais de física a distância: desenvolvendo uma aplicação com Arduíno para a realização do experimento de Millikan remotamente. 2018. 89f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3408-
dc.description.abstractThe introduction of practical classes as a didactic strategy to motivate and awaken a taste for science subjects, especially physics and chemistry, is commonly pointed out as an important strategy and of great impact in the teaching / learning process. However, there are several difficulties that may be related to the use of this methodology, such as lack of structure (laboratory rooms and equipment), time for preparation and preparation of classes, among others. But even with such limits many groups of researchers in the field of teaching have been proposing new attitudes and teaching practices as strategies to make learning these subjects more attractive and substantial. In terms of experimental classes many groups suggest the use of low cost materials as alternatives to the lack of "laboratory equipment" and, more recently, the inclusion of remote experiments where an institution with such equipment makes them available through the internet. In the latter, automation mechanisms allow an operator outside the institution to perform the experimental procedures. In this work, we will approach this last proposal as an alternative for the insertion of the experimental classes. We present a system based on the Arduino platform capable of realizing the Millikan experiment for the determination of the elementary charge of the electron at a distance, composed by an actuator circuit and command software. In order to verify the technical and didactic feasibility of the proposal, we carried out an application with a group of students from a school in the state education network and, in view of the results obtained, we believe that this proposal can be a viable alternative for the inclusion of experimental classes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEstratégia didáticapt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectInternet na educaçãopt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectDidactic strategypt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectInternet in educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePráticas experimentais de física a distância: desenvolvendo uma aplicação com Arduíno para a realização do experimento de Millikan remotamentept_BR
dc.title.alternativePractical physics experimental distance: an application of Arduíno for carrying out the procedures remotelypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA introdução de aulas práticas como estratégia didática para motivar e despertar o gosto pelas matérias de ciências, especialmente de física e química, é comumente apontada como importante estratégia e de grande impacto no processo de ensino aprendizagem. Entretanto, existem várias dificuldades que podem ser relacionadas ao uso desta metodologia, como exemplo podemos citar a falta de estrutura (de salas de laboratório e equipamentos), tempo para elaboração e preparação das aulas entre outros. Considerando esta situação, grupos de pesquisadores na área de ensino vêm propondo novas atitudes e práticas docentes como estratégias para tornar o aprendizado dessas disciplinas, mais atrativas e substanciais sugerindo como alternativas a utilização de materiais de baixo custo nas aulas experimentais e, mais recentemente, a inclusão de experimentos remotos onde uma instituição possuidora desses equipamentos os disponibiliza através da internet. Neste último, mecanismos de automação possibilitam que um operador externo à instituição possa realizar os procedimentos experimentais. Neste trabalho, abordaremos esta ultima proposta como alternativa para a inserção das aulas experimentais. Apresentamos um sistema baseado na plataforma Arduino capaz de permitir a realização do experimento de Millikan para a determinação da carga elementar do elétron à distância, composto por um circuito atuador e software de comando. Para que pudéssemos verificar a viabilidade técnica e didática da proposta, realizamos uma aplicação com um grupo de alunos de uma escola da rede estadual de ensino e, diante dos resultados obtidos acreditamos que esta proposta pode configurar como uma alternativa viável para a inclusão das aulas experimentais.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.