06 CAMPUS SERTÃO 02 - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - CIÊNCIAS ECONÔMICAS - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3399
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A comercialização de produtos orgânicos: um olhar a partir das experiências existentes no Brasil
Autor(es): Silva, Danielle Viturino da
Primeiro Orientador: Barbosa, Luciano Celso Brandão Guerreiro
metadata.dc.contributor.referee1: Omena Neto, Alcides José
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Maurício de Siqueira
Resumo: A agricultura orgânica vem sendo um dos paradigmas de produção que tem ganhado destaque na academia e no campo. Por ser um paradigma de produção que respeita as limitações do meio ambiente, e busca desenvolver o manejo ecologicamente correto das terras agricultáveis, sem uso de fertilizantes e sementes geneticamente modificadas. Diante desse contexto, esta pesquisa busca apresentar o processo inerente à comercialização dos produtos orgânicos no Brasil, apresentando algumas experiências. Para que fosse possível alcançar este objetivo, foi realizada uma ampla revisão de literatura, análise de dados secundários e 20 sistematizações de experiências de produção e comercialização de produtos orgânicos e agroecológicos, distribuídas pelas regiões Sul, Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste. Para estas sistematizações foram analisados 9 exemplares da Revista Agriculturas: Experiências em Agroecologia, e 6 exemplares dos Cadernos de Agroecologia. A partir das observações conclui-se que, a produção de base ecológica colabora com a conservação da biodiversidade, segurança e soberania alimentar, e ainda promove melhorias socioeconômicas para os agricultores familiares ao inseri-los em um canal de distribuição de comércio justo, a feira livre.
Abstract: Organic agriculture has been one of the paradigms of production that has gained prominence in academia and in the countryside.For being a paradigm of production that respect the limitations of the environment, and search to expand the environment management of agricultural land without the use of genetically modified seeds and fertilizers. In this context, this research seeks to present the inherent process in the commercialization of the organic products in Brazil, by presenting some experiences. To reach this goal, an extensive review of literature was realized, analysis of secondary data and 20 systematizations of experiences of production and commercialization of organic and agroecological products distributed in the South, Southeast, Northeast, North and Central-West regions. For these systematizations, 9 copies of “Revista Agriculturas” were analyzed: Experiences in Agroecology, and 6 copies of "Cadernos de Agroecologia". From the observations, it can be concluded that organic production contributes to the conservation of biodiversity, security and food sovereignty, and also promotes socioeconomic improvements for family farmers by inserting them into a fair trade distribution channel, the free fair.
Palavras-chave: Economia rural
Agroecologia
Agricultura orgânica
comercialização
segurança alimentar
soberania alimentar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Econômicas
Citação: SILVA, Danielle Viturino da. A comercialização de produtos orgânicos: um olhar a partir das experiências existentes no Brasil. 2018. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Unidade Santana do Ipanema, Curso de Ciências Econômicas, Universidade Federal de Alagoas, Santana do Ipanema, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3399
Data do documento: 25-jan-2018
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - CIÊNCIAS ECONÔMICAS - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A comercialização de produtos orgânicos: um olhar a partir das experiências existentes no Brasil.pdf2.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.