00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Maria Antonieta Albuquerque de-
dc.contributor.advisor1LattesOLIVEIRA, M. A. A.por
dc.contributor.referee1Prado, Edna Cristina do-
dc.contributor.referee1LattesPRADO, E. C.por
dc.contributor.referee2Lopes, Maria Verônica de Medeiros-
dc.contributor.referee2LattesLOPES, M. V. M.por
dc.creatorGomes, Maria das Graças Correia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5141107403035255por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:16:52Z-
dc.date.available2010-11-29-
dc.date.available2015-08-25T18:16:52Z-
dc.date.issued2010-09-21-
dc.identifier.citationGOMES, Maria das Graças Correia. Caminhos trilhados para a implantação da gestão democrática nas escolas públicas da rede municipal de Maceió-AL (2005-2008): buscando espaços de participação. 2010. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/337-
dc.description.abstractThis study had objective to investigate the existence of spaces for democratic participation in municipal school system of Maceió, in the period 2005 to 2008. Initially focused to democratic management: its history and legal structure that had based its applicability in education. The approach with the object of research - the public schools of Maceió - has generated the need to know some specific features and characteristics of society Alagoas, for better understanding of the meaning of democratic space and how the City Department of Education translated into their Maceio documents and regulated the democratic management in your school network. The theoretical foundation of Paro (2001), Luck (2006), Libâneo (2004), Tavares (2003), Hora (2007), Verçosa (2006) and other, for a given field research in four elementary schools, where they applied the techniques of data collection, considering subjects as: managers, teachers, administrative staff, parents and pupils to understand how they saw and saw themselves as Participants in the context of democratic management, as the policy implemented in the municipal education network of Maceió. To meet the focus of the research were listed in 5 (five) categories related to participation, as a parameter for analysis of interviews and focus group. The study revealed that the areas of participation that exist at school does not serve the democratic exercise: there are moments of presence, not the decision-making. There not, however, demand for such spaces, always expect to be called, and when it occurs, no action is taken in the fight, which does not allow to move towards democratic practiceeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectParticipation, Participation spaces, Democratic management, Public schooleng
dc.subjectGestão participativapor
dc.subjectEspaços de participaçãopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectEscola públicpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleCaminhos trilhados para a implantação da gestão democrática nas escolas públicas da rede municipal de Maceió-AL (2005-2008): buscando espaços de participaçãopor
dc.title.alternativePathways followed in the implementation of democratic management in the public schools of the municipal network of Maceió- AL (2005 - 2008): Seeking opportunities for participationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO objetivo era investigar a existência de espaços de participação democrática nas escolas da rede pública municipal de Maceió, no período de 2005 a 2008. Inicialmente enfocou-se a gestão democrática: seu histórico e a estrutura legal que embasaram sua aplicabilidade nos sistemas de ensino. A aproximação com o objeto da pesquisa - as escolas públicas municipais de Maceió gerou a necessidade de se conhecer algumas características e especificidades da sociedade alagoana, para a melhor compreensão do sentido do espaço democrático e de como a Secretaria Municipal de Educação de Maceió traduziu em seus documentos e regulamentou a gestão democrática em sua rede escolar. O aporte teórico de Paro (2001), Luck (2006), Libâneo (2004), Tavares (2003), Hora (2007), Verçosa (2006) e outros deu embasamento para a pesquisa de campo realizada em quatro escolas de ensino fundamental, onde foram aplicadas as técnicas de coleta de dados, considerando como sujeitos: gestores, professores, técnicos administrativos, pais e alunos visando perceber como viam e se viam como participantes no contexto da gestão democrática, enquanto política implantada na rede pública municipal de Maceió. Para atender ao foco da pesquisa foram elencadas 05 (cinco) categorias relacionadas à participação, como parâmetro para análise das entrevistas e grupo focais. O estudo realizado revelou que os espaços de participação que existem na escola não servem ao exercício democrático: são momentos de presença, não de tomada de decisões. Não há, no entanto, reivindicação por esses espaços, esperam sempre ser chamados, e quando não ocorre, nenhuma atitude de luta é tomada, o que não permite que se evolua no sentido da prática democrática.por
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