00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3379
Tipo: Dissertação
Título: Possibilidades da infografia para o ensino de biologia: um olhar a partir da revista Superinteressante
Título(s) alternativo(s): Possibilities of the infography for the education of biology: a look from the magazine Superinteressante
Autor(es): Araújo, Thiago Moraes Silva de
Primeiro Orientador: Fireman, Elton Casado
metadata.dc.contributor.referee1: Menezes, Anderson de Alencar
metadata.dc.contributor.referee2: Vidal, Odaléa Feitosa
Resumo: O estudo insere-se no campo do Ensino, em Biologia e relaciona-se a percepção visual sendo o aspecto mais geral da comunicação humana, que motivada pela apropriação imagética sugere: amadurecimento, assimilação e decodificação das informações contidas em propostas infografadas, gerando aprendizagem. Encaminha-se através da observação dos infográficos, como geradores de estratégias para o complemento do ensino de Biologia, frente aos meios de comunicação de massa. A infografia é caracterizada pela união da linguagem verbal e visual, permitindo a divulgação da notícia mediante a sistematização das informações. O principal objetivo foi verificar a ocorrência do gênero infográfico nas edições da Revista Superinteressante, considerada como material potencialmente útil para o ensino de Biologia. Enquanto objetivos secundários: demonstrar que a utilização da infografia pode favorecer na mediação dos conteúdos e na atuação docente; desenvolver o raciocínio crítico, através dos conceitos científicos presentes nas narrativas infografadas; mostrar a facilidade de compreensão sob examinação dos conceitos mais complexos através da infografia e entender a aplicabilidade da infografia no desenvolvimento de estudos interdisciplinares. Atentou-se para o reconhecimento dos infográficos que estão diretamente relacionados à área da Biologia, considerando os anos de 2015 e 2016 em conforme associação com a Análise de Conteúdo (AC), (BARDIN, 2016). A pesquisa possui três capítulos, sendo que o primeiro: Tudo passa primeiro pela imagem, apresenta as bases conceituais da imagem, Joly (1994); Oliveira (2008), como forma de entender a gênese da infografia. Esta seção ainda discute a Aprendizagem multimídia defendida pelo autor da Teoria (MAYER, 2009) e explica as bases da aprendizagem mediada pela associação da imagem e texto. O segundo capítulo: Compreendendo a infografia: a multimodalidade a serviço da informação, busca resgatar inicialmente a infografia enquanto gênero, informação e artefato cultural, para isso, autores como, (SANCHO 2000); (CAIRO 2008, 2011); (TEIXEIRA, 2010); (MORAES, 2013), serviram fundamentalmente para conhecermos a funcionalidade da infografia frente o ensino. O terceiro intitulado: Breve interface histórica do ensino de Biologia, aborda aspectos do ensino de Biologia, passeando pelas competências que o aluno deverá desenvolver na disciplina (BRASIL, 1961, 1971, 1996); (BORBA, 2013). Os resultados apontam para um total de 27 edições da revistas Superinteressante: recortando 13 áreas de conhecimento compondo a lista de referências; as categorias escolhidas; presença ou ausência de infográficos nas revistas; frequência de aparição das respectivas áreas. Verificou-se a presença de 22 revistas que continham infográficos de Biologia e um total de 48 infográficos da mesma área; Os dados catalogados nos gráficos demonstram o percentual de 23,8%, para o 1º ano; 40,4% para o 2º ano; e 35,7% para o terceiro de todos os infográficos voltados para a área de Biologia. Para o primeiro ano cerca de 4,7% de infográficos voltados para o conteúdo de “Introdução a Biologia”; 11,9%, para “Citologia” e 7,1%, para os conteúdos de “Origem da vida”; O segundo ano observou-se que 35,7% dos infográficos contemplavam os conteúdos dos “Seres vivos” e 4,7% vinculavam-se aos conteúdos de “Reino vegetal”; Enquanto o Terceiro ano demonstrou que 35,7%, foram para os conteúdos de “Ecologia”. Dessa forma, constatou-se que a valorização dos conceitos apresentados pelos infográficos para todas as áreas e, em especial, para a área de Biologia; Os infográficos usados para explicar a importância do ensino da Biologia e dos temas apresentados oferecem subsídios para refletir acerca das possibilidades que o professor precisa estabelecer, para o ensino de Biologia. Os achados reforçam a impressão de que as infografias dos meios de comunicação de massa favorecem a discussão sobre as relações entre ciência, tecnologia e sociedade, áreas obrigatoriamente presentes no currículo do ensino médio. Com todas as observações feitas durante o estudo, pode-se constatar que os conteúdos de Biologia são fortemente associados à produção infografada dos meios de comunicação de massa, caracterizando-se como um forte mecanismo na propagação de conhecimentos, bem como, da geração de possibilidades nas aulas de Biologia.
Abstract: The study is part of the field of Teaching in Biology and is related to visual perception being the most general aspect of human communication, which motivated by the imagery appropriation suggests: maturation, assimilation and decoding of information contained in proposals infografadas, generating learning. It goes through the observation of the infographics, as generators of strategies to complement the teaching of Biology, in front of the mass media. The infography is characterized by the union of verbal and visual language, allowing the dissemination of news through the systematization of information. The main objective was to verify the occurrence of the infographic genre in the editions of Superinteressante Magazine, considered as potentially useful material for the teaching of Biology. As secondary objectives: To demonstrate that the use of computer graphics can favor the mediation of content and the teaching performance; To develop the critical reasoning, through the scientific concepts present in the infografadas narratives; To show the ease of comprehension under examination of the most complex concepts through the infographics and To understand the applicability of the infographics in the development of interdisciplinary studies. It was tried to the recognition of infographics that are directly related to the area of Biology, considering the years of 2015 and 2016 in accordance with the association with Content Analysis (CA), (BARDIN, 2016). The research has three chapters, the first one: Everything passes first through the image, presents the conceptual bases of the image, Joly (1994); Oliveira (2008), as a way of understanding the genesis of infographics. This section further discusses the Multimedia Learning advocated by the author of Theory (MAYER, 2009) and explains the bases of learning mediated by the association of image and text. The second chapter: Understanding the infographics: multimodality at the service of information, seeks to initially rescue the infographics as a genre, information and cultural artifact, for that, authors such as (SANCHO 2000); Alberto Cairo(CAIRO 2008, 2011); (TEIXEIRA, 2010); (MORAES, 2013), served fundamentally to know the functionality of infographics versus teaching. The third title: Brief historical interface of Biology teaching, addresses aspects of Biology teaching, traversing the competences that the student should develop in the discipline (BRASIL, 1961, 1971, 1996); (BORBA, 2013).The results point to a total of 27 issues of Superinteressante magazines: cutting 13 knowledge areas composing the list of references; the chosen categories; presence or absence of infographics in magazines; frequency of appearance of the respective areas. The presence of 22 journals containing biology infographics and a total of 48 infographics from the same area were verified; The data cataloged in the graphs show the percentage of 23.8% for the 1st year; 40.4% for the 2nd year; and 35.7% for the third of all infographics aimed at the area of Biology. For the first year about 4.7% of infographics focused on the content of "Introduction to Biology"; 11.9%, for "Cytology" and 7.1%, for the contents of "Origin of life"; The second year it was observed that 35.7% of infographics considered the contents of "Living beings" and 4.7% were related to the contents of "vegetal kingdom"; While the third year showed that 35.7%, went to the contents of "Ecology." In this way, it was verified that the valuation of the concepts presented by infographics for all areas, and especially for the Biology area; The infographics used to explain the importance of teaching Biology and the themes presented offer some insights to reflect on the possibilities that the teacher needs to establish for the teaching of Biology. The findings reinforce the impression that the infographics of the mass media favor the discussion about the relations between science, technology and society, areas that are compulsorily present in the high school curriculum. With all the observations made during the study, it can be seen that the contents of Biology are strongly associated with the infografada mass media production, characterizing it as a strong mechanism in the propagation of knowledge, as well as the generation of possibilities in Biology classes.
Palavras-chave: Ensino – Biologia
Possibilidades
Infografia
Gênero textual
Possibilities
Infography
Textual genre
Teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: ARAÚJO, Thiago Moraes Silva de. Possibilidades da infografia para o ensino de biologia: um olhar a partir da revista Superinteressante. 2018. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3379
Data do documento: 16-mai-2018
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