00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3365
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Reis, Rosemeire-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3449113858899262pt_BR
dc.contributor.referee1Freitas, Marinaide Lima de Queiroz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0771452713521203pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Veleida Anahi da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2177713463189438pt_BR
dc.contributor.referee3Pereira, Angélica Silvana-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8270655241134217pt_BR
dc.creatorSoares, Vera Lúcia da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7744026512331681pt_BR
dc.date.accessioned2018-10-01T14:55:32Z-
dc.date.available2018-10-01-
dc.date.available2018-10-01T14:55:32Z-
dc.date.issued2014-09-23-
dc.identifier.citationSOARES, Vera Lúcia da Silva. Jovens e adultos no ensino fundamental noturno público: os sentidos atribuídos aos estudos. 2014. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Centro de Educação. Programa de Pós Graduação em Educação. Universidade Federal de Alagoas. 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3365-
dc.description.abstractThis current study aimed to reflect about the senses that students in 9th grade of a public night school Maceio City attributed to studies and their perspectives for the future. Specifically, the field research took place in a Municipal Public Education Network school, located in a neighborhood considered as upscale. The investigation turned to the young and adults who attended the Secondary School at the nocturnal period in this referred school. It is about a qualitative nature study, which achievement is the result of disquiets arisen in masters’ classes and readings about issues related to the senses given to studies by students today. Through the case study, we excel for data gathering, using the application of a questionnaire and semi-structured interviews. Led by educational area’s theorists, as Charlot (2005), Reis (2012a) and Sacristãn (1996), who contributed to the comprehension of the social function of nocturnal school, the sense of the meaning and relationship with the school knowledge, the data analysis was achieved from two categories of analysis, which are: the senses expressed by students in school life and schooling. In its conclusion, the study points out that the major evidence attributed to the senses given to studies by the students is in the relationship between process of schooling and social mobility. It was further observed that the perspectives regarding studies are great, and that, even facing dilemmas as to continue or not the studies, young and adults believe they can only have expectations to the future and changes in their personal lives from continuity in the process of schooling.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEnsino noturnopt_BR
dc.subjectSentidos dos estudospt_BR
dc.subjectEscola pública - Maceiópt_BR
dc.subjectEducation of Young and Adultpt_BR
dc.subjectNocturnal schoolpt_BR
dc.subjectSenses of the studiespt_BR
dc.subjectEducation - Aims and objectivespt_BR
dc.subjectPublic schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleJovens e adultos no Ensino fundamental noturno público: os sentidos atribuídos aos estudospt_BR
dc.title.alternativeYoung and adult in the primary night public education: their sense attributed to studiespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo buscou refletir sobre os sentidos que os estudantes do 9º ano de uma escola noturna pública de Maceió atribuíam aos estudos e suas perspectivas em relação ao futuro. Especificamente, a pesquisa de campo ocorreu em uma escola da Rede Pública Municipal de Ensino, localizada em um bairro considerado nobre. A investigação se voltou para os jovens e adultos que frequentavam o Ensino Fundamental II no período noturno da escola em questão. Trata-se de um estudo de cunho qualitativo, cuja realização é fruto de inquietações surgidas nas aulas de Mestrado e de leituras de temas relacionados aos sentidos dados aos estudos pelos estudantes atualmente. Por intermédio do estudo de caso, primamos pela coleta de dados, fazendo uso da aplicação de questionário e de entrevista semiestruturada. Conduzida por teóricos da área educacional, como Charlot (2005), Reis (2012a) e Sacristãn (1996), que contribuíram na compreensão da função social da escola noturna, do significado de sentidos e da relação com o saber escolar, a análise dos dados se deu a partir de duas categorias, a saber, os sentidos expressos pelos estudantes no cotidiano escolar e no percurso escolar. Em sua conclusão, a investigação aponta que a maior evidência atribuída aos sentidos dados aos estudos pelos alunos está na relação entre processo de escolarização e mobilidade social. Observou-se ainda que as perspectivas em relação aos estudos são grandes e que, mesmo diante de dilemas como continuar ou não os estudos, os jovens e adultos acreditam que só poderão ter expectativas de futuro e mudanças na vida pessoal a partir da continuidade no processo de escolarização.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jovens e adultos no ensino fundamental II noturno público.pdfJovens e adultos no ensino fundamental noturno público: os sentidos atribuídos aos estudos.1.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.