Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3332
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Pizzi, Laura Cristina Vieira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5495814740484322 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Del Gobbo, Giovanna | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3500089262712544 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Inalda Maria dos Santos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3709372442003235 | pt_BR |
dc.creator | Rocha, Paula Rejane Lisboa da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9170949640305247 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-09-21T17:58:00Z | - |
dc.date.available | 2018-09-21T17:58:00Z | - |
dc.date.issued | 2012-08-28 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Paula Rejane Lisboa da. Currículo e controle do trabalho docente : o sistema de monitoramento de conteúdo em Pernambuco. 2012. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3332 | - |
dc.description.abstract | This dissertation entitled "Curriculum and control of teachers' work: The system of monitoring of contents in Pernambuco‖ has as main objective to analyze the computerized system adopted by the Department of Education of the State called System Monitoring Component Curriculum (SMC), highlighting implications about contents taught by teachers in the areas of Portuguese Language and Mathematics. As a methodological strategy, it was decided to carry out a case study of a qualitative nature, having as locus a school of State Education of Pernambuco . The subjects of research are seven teachers / the areas of Portuguese Language and Mathematics, the support teacher and school principal. The data collection took place from observation, interview, semi-structure and analysis of official documents provided by the Education Department of the State of Pernambuco. We use the concept of governmentality, supported by the theoretical contributions of Michel Foucault (2008a, 2008b), to review the curriculum as a political strategy that proposes to guide, train and direct the conduct teacher to enhance government control over their work. The results of this research suggest an intensification of control over their actions planning and development of teachers‘ cburriculum, an overvaluation of curricular disciplines of Portuguese Language and Mathematics and an excessive concern for / with the teachers' performance / the students / the in external evaluations, implying a significant reduction in its curriculum and teacher autonomy. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Trabalho Docente | pt_BR |
dc.subject | Controle | pt_BR |
dc.subject | Monitoramento | pt_BR |
dc.subject | Curriculum | pt_BR |
dc.subject | Monitoring | pt_BR |
dc.subject | Control | pt_BR |
dc.subject | Work | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Currículo e controle do trabalho docente : o sistema de monitoramento de conteúdo em Pernambuco | pt_BR |
dc.title.alternative | Currículo e controle do trabalho docente : o sistema de monitoramento de conteúdo em Pernambuco | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente dissertação intitulada ―Currículo e controle do trabalho docente: o sistema de monitoramento de conteúdos em Pernambuco‖ tem como objetivo principal analisar o sistema informatizado adotado pela Secretaria de Educação do Estado, denominado de Sistema de Monitoramento por Componente Curricular (SMC), ressaltando suas implicações sobre os conteúdos ministrados pelos docentes nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. Como estratégia metodológica, optou-se pela realização de um estudo de caso de cunho qualitativo, tendo como lócus uma escola de ensino fundamental e médio rede Estadual de Educação de Pernambuco. Os sujeitos da pesquisa são sete professores/as das áreas de Língua Portuguesa e Matemática, a educadora de apoio e o diretor da escola. A coleta de dados realizou-se a partir de observação, entrevista semi-estrutura e da análise de documentos oficiais disponibilizados pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. Utilizamos o conceito de governamentalidade, apoiado nas contribuições teóricas de Michel Foucault (2008a, 2008b), para analisar as políticas curriculares como uma estratégia que propõe guiar, formar e dirigir a conduta docente de modo a potencializar o controle governamental sobre o seu trabalho. Os resultados desta pesquisa sugerem uma intensificação do controle sobre as suas ações de planejamento e desenvolvimento curricular dos/as docentes, uma supervalorização curricular das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática e uma demasiada preocupação dos/as professores com o desempenho dos/as alunos/as nas avaliações externas, implicando uma redução significativa da sua autonomia curricular e docente. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Currículo e controle do trabalho docente : o sistema de monitoramento de conteúdo em Pernambuco.pdf | 2.85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.