00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/332
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Maria Auxiliadora da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791373Y3por
dc.contributor.referee1Santos, Maria Francisca Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703664J2por
dc.contributor.referee2Freitas, Marinaide Lima de Queiroz-
dc.contributor.referee2LattesFREITAS, Marinaide Lima de Queirozpor
dc.creatorBrasileiro, Regina Maria de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4146119273576569por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:16:51Z-
dc.date.available2010-02-09-
dc.date.available2015-08-25T18:16:51Z-
dc.date.issued2008-04-17-
dc.identifier.citationBRASILEIRO, Regina Maria de Oliveira. Uma história de leitura: a formação da professora alfabetizadora da educação de jovens e adultos, seus eventos e suas práticas. 2008. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2008.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/332-
dc.description.abstractThis work is the result of a research conducted and aims to analyze the reading events and practice experienced by alphabetizer teachers in Youth and Adult Education (in Portuguese, Educação de Jovens e Adultos, or EJA), from their schooling stories and reading experiences, which contributed to their formation as readers. Guedes Pinto (2002), Baptist (1998), Britto (1998), Marcuschi (2001, 2003), Soares (2002, 2003), among others, are the fundamentals of this work. This is a qualitative research, which has questionnaire and semi-structured interview as research instruments. The results show that the alphabetizer teachers of EJA experienced different reading events and practices that contributed to its formation as readers. Most of these events were provided by school and family literacy agencies. The reading practice of these teachers, in their majority, are restricted to textbooks. It is concluded that the reading events and practice experienced by the teachers have made them become 'school readers'.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectReading events and practiceeng
dc.subjectTraining of teacherseng
dc.subjectYouth and adult educationeng
dc.subjectEventos e práticas de Leiturapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEducação de jovens e Adultospor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleUma história de leitura: a formação da professora alfabetizadora da educação de jovens e adultos, seus eventos e suas práticaspor
dc.title.alternativeA lecture story: the youth and adult education teacher of reading formation, her events and practiceseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho é o resultado de uma pesquisa realizada, que teve como objetivo analisar os eventos e as práticas de leitura vivenciados pelas professorasalfabetizadoras da educação de jovens e adultos, a partir de suas histórias de escolarização e experiências de leitura, que contribuíram para a sua formação enquanto leitoras. Fundamenta-se em Guedes-Pinto (2002), Batista (1998), Britto (1998), Marcuschi (2001, 2003), Soares (2002, 2003), entre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que tem como instrumentos de investigação o questionário e a entrevista semi-estruturada. Os resultados mostram que as professorasalfabetizadoras de EJA vivenciaram diferentes eventos e práticas de leitura que contribuíram para a sua formação enquanto leitoras. A maioria desses eventos foi proporcionado pela agência de letramento escola e família. As práticas de leitura dessas professoras, em sua maioria, são restritas aos livros didáticos. Conclui-se que os eventos e as práticas de leitura vivenciados pelas professoras fizeram com que elas se tornassem leitoras-escolares .por
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.