00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Madeira, Maria das Graças de Loiola-
dc.contributor.advisor1LattesMADEIRA, M. G. L.por
dc.contributor.referee1Verçosa, Elcio de Gusmão-
dc.contributor.referee1LattesVERÇOSA, E. G.por
dc.creatorFerreira, Gilberto Geraldo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8677597020366299por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:16:51Z-
dc.date.available2010-02-08-
dc.date.available2015-08-25T18:16:51Z-
dc.date.issued2009-06-04-
dc.identifier.citationFERREIRA, Gilberto Geraldo. A educação dos Jiripancó: uma reflexão sobre a escola diferenciada dos povos indígenas de Alagoas. 2009. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceó, 2009.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/331-
dc.description.abstractThis study brings into discussion the differentiated schools for the indigenous people Jiripancó, located near the city of Pariconha in high backlands Alagoano. It discusses the writing of history as a way to understand the relationship between theory and practice in the research process, particularly the history of the Indians. It discusses the issue of culture and identity as crucial concepts in understanding the issues related to education of the community under study here. It reflects on memory, identity, culture and indigenous knowledge and experience retained in the oral and the relationship - tense - with the writing, enhanced by the learning school. It Locates geographically the Jiripancó indigenous people as an attempt to understand the human relationship with space and time. It describes and analyzes various forms of indigenous education, the symbols used in rituals, the festivals, the sacrifices, in order to survive and the ways of living. It displays the memory formation of a witchdoctor and a Chef (cacique) Jiripancó to understand in a more concrete way the people here treated. It Shows such indigenous school memory record works proposed to be used in the classroom, taking care of it in order to preserve this cultural universe. With this proposal calls for discussion on the history teaching at José Carapina School which main core must be mediation between the forms of living of indigenous people and knowledge made universally. It finalizes the text weaving criticism of the emptiness of the experience of indigenous culture and this type of education, trying to warn that the school does not become yet another element capable of undermining the power of this rich and complex cultural universe of the indigenous people.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIndian educationeng
dc.subjectNational differentiatedeng
dc.subjectTeaching of historyeng
dc.subjectEducação indígenapor
dc.subjectEscola diferenciadapor
dc.subjectEnsino de históriapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA educação dos Jiripancó: uma reflexão sobre a escola diferenciada dos povos indígenas de Alagoaspor
dc.title.alternativeThe education of Jiripancó: a reflection on the different school of indigenous peoples of Alagoaseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente estudo põe em discussão a escola diferenciada destinada ao povo indígena Jiripancó, localizado próximo ao município de Pariconha no alto sertão alagoano. Discute a escrita da história como forma de compreender a relação entre teoria e prática no processo de investigação, em particular da história dos indígenas. Põe em debate a problemática da cultura e da identidade, considerados conceitos essenciais para o entendimento das questões relacionadas à educação da comunidade aqui em estudo. Reflete sobre a memória, a identidade e a cultura indígena como conhecimento e experiência mantida na oralidade e na relação tensa com a escrita, valorizada pelo aprendizado escolar. Localiza geograficamente o povo indígena Jiripancó, como tentativa de compreender a relação do humano com o espaço e o tempo. Descreve e analisa formas diversas do educar indígena, as simbologias empregadas nos rituais, nas festas, nos sacrifícios, no meio de sobrevivência e nas formas de convivência. Apresenta a memória de formação de um pajé e um cacique Jiripancó, a fim de compreender de forma mais concreta este povo aqui tratado. Indica tais registros da memória indígena como proposta de trabalho escolar a ser utilizado em sala de aula, e assim cuidar de preservar este universo cultural. Com a referida proposta, põe em discussão o ensino de história na escola indígena José Carapina, cujo núcleo central deve ser uma mediação entre as formas de convivência do povo indígena e o saber elaborado universalmente. Finaliza o texto tecendo críticas ao esvaziamento da experiência e da cultura indígena nesta modalidade de ensino, cuidando de alertar para que a escolarização não se transforme em mais um elemento capaz de minar a força deste rico e complexo universo cultural do povo indígena.por
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