00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Florêncio, Ana Maria Gama-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7238674881549165por
dc.contributor.referee1Cavalcante, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771008Z8por
dc.contributor.referee2Silva Sobrinho, Helson Flavio da-
dc.contributor.referee2LattesSILVA SOBRINHO, H. F.por
dc.creatorSilva, Ricardo da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4237261039885000por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:16:47Z-
dc.date.available2009-07-10-
dc.date.available2015-08-25T18:16:47Z-
dc.date.issued2009-05-05-
dc.identifier.citationSILVA, Ricardo da. Educadores sociais de rua: discursos a (des)velar. 2009. 273 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de educação, Programa de Pós graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2009.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/306-
dc.description.abstractEsta disertación de maestría titulada Educadores sociales de calle: discursos a (des)velar, resulta de un análisis de discursos de educadores (as) que trabajan con niños y adolescentes de calle denominados educadores sociales de calle, a través de entrevistas realizadas con seis de estos educadores(as), tres vinculados a diferentes Organizaciones No Gubernamentales ONG s y tres relacionados a una Organización Gubernamental OG, administrada por la Secretaría de Asistencia Social del Municipio de Maceió AL. Las deposiciones fueron analizadas a la luz del Análisis del Discurso AD, como referencial teórico metodológico que entiende que los sentidos se producen al confrontar sujeto-lengua-historia, conforme presupuestos de Pêcheux, Orlandi, Cavalcante y otros estudiosos del área. Las condiciones de producción de esos discursos permiten desvendar las estructuras de las relaciones sociales en sus diferentes posiciones ideológicas que rigen los trabajos de los educadores(as), junto a niños sometidos al abandono y a la explotación perteneciendo a clase sin acceso a las mínimas condiciones de vida ciudadana. Los discursos apuntan oscilaciones de formaciones discursivas pues mientras los sujetos se dicen profesionales que desarrollan acciones de protección y de denuncia de ausencia de políticas dirigidas a la promoción y efectividad de la dignidad de niños y adolescentes en situación de calle, resbalan en su propio discurso de soluciones paliativas y temporarias.spa
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAnálise do discursopor
dc.subjectPráticapor
dc.subjectEducadorespor
dc.subjectCriança e adolescente em situação de ruapor
dc.subjectAnálisis de discursosspa
dc.subjectPrácticaspa
dc.subjectEducadores(as)spa
dc.subjectNiños y adolescentes en situación de callespa
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEducadores sociais de rua: discursos a (des)velarpor
dc.title.alternativeEducadores sociales de calle : discursos a (des)velarspa
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado intitulada Educadores sociais de rua: discursos a (des)velar, resulta de uma análise de discursos de educadores(as) que trabalham com crianças e adolescentes em situação de rua - denominados educadores(as) sociais de rua - através de entrevistas realizadas com seis desses educadores(as), três vinculados a diferentes Organizações Não Governamentais ONG s, e três ligados a uma Organização Governamental OG gerida pela Secretaria de Assistência Social do Município de Maceió-AL. Os depoimentos foram analisados à luz da Análise do Discurso - AD, como referencial teórico metodológico que entende que os sentidos se produzem no confronto sujeito-língua-história, conforme pressupostos de Pêcheux, Orlandi, Cavalcante e outros estudiosos da área. As condições de produção desses discursos permitem desvendar as estruturas das relações sociais em seus diferentes posicionamentos ideológicos que regem os trabalhos dos educadores(as), junto a crianças submetidas ao abandono e à exploração, em situação de pertença à classe sem acesso às mínimas condições de vida cidadã. Os discursos apontam oscilações de formações discursivas, pois, ao tempo em que os sujeitos se dizem profissionais que desenvolvem ações de proteção e de denúncia da ausência de políticas direcionadas à promoção e efetivação da dignidade de crianças e adolescentes em situação de rua, resvalam num discurso próprio de soluções paliativas e temporárias.por
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