00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Monografias de Especialização (Lato Sensu), Dissertações e Teses externas a UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3044
Tipo: Tese
Título: Aguçando o olhar para compreender a criança na creche: contribuições à formação de estudantes de Pedagogia
Título(s) alternativo(s): Sharpening the look to understand the child in day care: contributions to training of students of pedagogy
Autor(es): Vitória, Telma
Primeiro Orientador: Pedrosa, Maria Isabel Patrício de Carvalho
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira , Maria Clotilde Therezinha Rossetti
metadata.dc.contributor.referee2: Haddad, Lenira
metadata.dc.contributor.referee3: Cruz , Fátima Maria Leite
Resumo: A formação de professores de educação infantil, especialmente os de creche, é tema relevante na busca da melhoria do atendimento a crianças de zero a três anos. Por sua especificidade, ao se lidar com crianças tão pequenas, questionam-se quais são as atividades adequadas a elas e como deve ser organizado o ambiente educacional de modo a lhes propiciar um desenvolvimento integral. A formação docente dos estudantes dos cursos de Pedagogia envolve um processo contínuo de aprimoramentos para a observação e compreensão dessa criança e sua ontogênese.Neste trabalho defende-se a tese de que observações de crianças pequenas em situação cotidiana de creche, realizadas por estudantes de Pedagogia, instigados por questões que orientem seu ‘olhar observacional’ e lhes possibilitem uma reflexão coletiva sobre a situação observada, constituem instrumento de sua formação docente, uma vez que as observações promovem transformações e mudanças em suas concepções sobre criança, desenvolvimento infantil e modos de lidar com ela. Para o estudo, graduandos iniciantes de Pedagogia foram convidados para participar de uma experiência sequenciada de nove oficinas de observação e interpretação de episódios de interação de crianças pequenas em situações cotidianas de uma creche. Essas oficinas foram videogravadas e constituíram o material empírico analisado. Pretendeu-se examinar se a reflexão coletiva propiciada por essas oficinas de formação possibilitaria transformações nas concepções iniciais apresentadas pelos estudantes. A análise evidenciou um rico e dinâmico diálogo entre eles, instigador de mudanças de perspectivas do olhar para as cenas, para as crianças e educadores, bem como para a organização dos espaços. Em decorrência, indicaram um caminho promissor para orientar o planejamento de cursos de formação para docentes de educação infantil, especialmente para professores de creche.
Abstract: The training of young children’s teachers, mainly in nursery, is a relevant issue in seeking to improve dealing with children from zero to three years old. At that age, questions are raised about what activities are appropriate to them and how the educational environment should be organized in order to provide them a comprehensive development. Teachers’ education for students of Pedagogy is an ongoing process and involves improvements to observe and understand such young children and their ontogenesis. This paper supports the thesis that observing young children in daycare centers in everyday situations, and being instigated by questions to collectively reflect on the focused issues constitute an instrument to teacher´s formation. That is why these observations are able to promote transformations and changes in their conceptions of children, child development and ways to deal with them. For the study, undergraduate beginners of Pedagogy were invited to participate in an experience sequenced in nine workshops to observe and interpret interaction episodes of young children in everyday situations in a daycare center. These workshops were videotaped and constituted the material for the empirical analysis. The objective was to examine whether collective reflection provided by these training workshops would enable changes in initial conceptions presented by the students. The analysis revealed a rich and dynamic dialogue among them, instigating changes in the way of regarding children, educators, as well as the organization of spaces. As a result, such changes indicated a promising way to guide the planning of training courses for teachers of early childhood education, especially for teachers in daycare centers.
Palavras-chave: Acesso Aberto
Professores - Formação
Prática docente
Estudantes de Pedagogia
Educação infantil. Creche
Teaching practice
Teachers - Training
Federal University of Pernambuco - Postgraduate
Students of Pedagogy
Child education
Child day care
Nursery teachers
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Sigla da Instituição: UFPE
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: VITÓRIA, Telma. Aguçando o olhar para compreender a criança na creche: contribuições à formação de estudantes de Pedagogia. 2013. 147 f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3044
Data do documento: 23-ago-2013
Aparece nas coleções:Monografias de Especialização (Lato Sensu), Dissertações e Teses externas a UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.