00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
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Tipo: Dissertação
Título: Representações utópicas e distópicas na trilogia Maddaddam, de Margaret Atwood
Título(s) alternativo(s): Utopian and dystopian representations in Margaret Atwood’s
Autor(es): Oliveira Neto, Pedro Fortunato de
Primeiro Orientador: Cavalcanti, Ildney de Fátima Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Barbosa, Cleusa Salvina Ramos Maurício
metadata.dc.contributor.referee2: Brandão, Izabel de Fátima de Oliveira
Resumo: Sob a perspectiva dos estudos críticos da utopia, nesta dissertação é apresentada uma análise das representações dos conceitos de utopia e distopia na trilogia MaddAddam, composta pelos romances Oryx and Crake [Oryx e Crake] (2003), The Year of the Flood [O Ano do Dilúvio] (2009), e MaddAddam (2013), da escritora canadense Margaret Atwood. Através da análise, é proposto que a trilogia Maddaddam apresenta uma distopia com possibilidades utópicas, que em si encerram características também distópicas, de modo que a trilogia pode ser lida como um exemplo literário da íntima ligação entre utopia e distopia, conceitos que podem ser compreendidos como correlatos ao invés de como oposições binárias. Tal conclusão aproxima-se das teorizações de diversos/as pesquisadores/as e críticos/as que têm argumentado em prol de uma visão menos dualista e mais correlativa entre essas duas ideias aparentemente opostas (VIEIRA, 2013), ideia também defendida por Margaret Atwood que, ao cunhar o termo “ustopia” (ATWOOD, 2011) – uma amálgama das palavras utopia e distopia – defende que os dois conceitos estão intimamente ligados. Assim, a utopia e a distopia são representadas na obra de maneiras entrelaçadas, de modo similar ao conhecido símbolo do yin yang, citado pela própria Atwood para explicar a criação de seu termo ustopia.
Abstract: From the perspectives of the utopian studies, this thesis presents an analysis of the representations of the concepts of utopia and dystopia in the MaddAddam trilogy, composed by the novels Oryx and Crake (2003), The Year of the Flood (2009), and MaddAddam (2013), by Canadian writer Margaret Atwood. Through the analysis, I propose that the Maddaddam trilogy presents a dystopia with utopian possibilities, which contain, within themselves, dystopic features, so that the trilogy can be read as a literary example of the intimate connection between utopia and dystopia, two concepts that can be understood as correlated instead of binary oppositions. This conclusion is close to the theorizations of several researchers and critics who have argued for a less dualistic and more correlative view of these two seemingly opposing ideas (VIEIRA, 2013), an idea also advocated by Margaret Atwood who, by coining the term “ustopia” (ATWOOD, 2011) – an amalgam of the words utopia and dystopia – argues that the two concepts are closely related. Thus, utopia and dystopia are represented in the work in intertwined ways, similarly to the well-known yin yang symbol, used by Atwood herself to explain the creation of her term ustopia.
Palavras-chave: Atwood, Margaret Eleanor, 1939- – Crítica e interpretação
Maddaddam
Distopias na literatura
Utopias na literatura
Literatura contemporânea
Atwood, Margaret - Criticism and interpretation
Dystopias in literature
Utopias in literature
Contemporary literature
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: FORTUNATO, Pedro. Representações utópicas e distópicas na trilogia Maddaddam, de Margaret Atwood. 2018. 117 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2988
Data do documento: 13-abr-2018
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