00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/297
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Florêncio, Ana Maria Gama-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7238674881549165por
dc.contributor.referee1Cavalcante, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771008Z8por
dc.contributor.referee2Silva Sobrinho, Helson Flavio da-
dc.contributor.referee2LattesSILVA SOBRINHO, H. F.por
dc.creatorAlmeida, Claudia Cristina Medeiros de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9917986183707278por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:16:45Z-
dc.date.available2008-06-27-
dc.date.available2015-08-25T18:16:45Z-
dc.date.issued2008-04-23-
dc.identifier.citationALMEIDA, Claudia Cristina Medeiros de. A formação docente na educação de jovens e adultos: uma análise discursiva. 2008. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2008.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/297-
dc.description.abstractThis work is the result of the research, developed in the Master's in the Education Brazilian Federal University of Alagoas, about the speeches of teacher training of professionals involved in the Education for Youth and Adults (EYA). It s intended on that research to understand and to analyze the speeches of the teachers of EYA, with regard to educational practice, unveiling the discursive marks that show the training they have undergone and presenting clear marks of repetition of imobility postures adopted in the teaching-learning process for students of this modality. Thus, it was used the theoretical reference of the theory listing on bakhtiniana s side and the French school Analysis, rescuing the theoretical assumptions of Pêcheux, and the Marxist reference to intervene in matters structures for the production of speech. By this way stablished a dialogue with the education on the intermittence with the theory of the speech, so to be able to reflect on the meanings of the social formation neoliberal speeches. The corpus is made of a series of discursive sequences that were produced by several speakers that points toward to a dominated class. These speeches belonged to the day-by-day school and clippings of documents and publications of politicians texts which make references and legitimize the historical incopetence of learners, constantly reaffirming that they are up to failure and to the social stuck. Thus, it is necessary to introduce the concepts of Discursive Analises elucidating the manifestation of the language that are produced by the subject on his individual history and on his social place. It is believed to be a research that will significantly contribute to the discussion of the construction of the academic education, by presenting relevant information that showed interest and raise desire in knowing the theme.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTeachers trainingeng
dc.subjectTeacher s speecheng
dc.subjectYouth and adults educationeng
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectDiscurso docentepor
dc.subjectEducação de jovens e adultospor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSpor
dc.titleA formação docente na educação de jovens e adultos: uma análise discursivapor
dc.title.alternativeThe teacher training in education for youth and adults: a discursive analysiseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho é resultado da investigação, desenvolvida no Mestrado em Educação Brasileira da Universidade Federal de Alagoas, sobre os discursos da formação docente de profissionais envolvidos na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Pretende-se, nessa pesquisa, analisar os discursos dos professores da EJA, no que se refere à prática educativa, desvelando as marcas discursivas que evidenciam a formação a que foram submetidos e que apresentam claras marcas de repetição de posturas de imobilismo, adotadas no processo ensino-aprendizagem, para os alunos dessa modalidade. Para tanto, utilizou-se o referencial teórico da teoria da enunciação, em sua vertente bakhtiniana e da Escola Francesa da Análise do Discurso (AD), resgatando os pressupostos teóricos de Pêcheux, bem como o referencial marxista para intervir nas questões fundantes à produção do discurso. Desse modo, estabelece-se um diálogo com a educação, na intermitência com a teoria do discurso, para assim poder refletir sobre os efeitos de sentidos dos discursos próprios de uma formação social neoliberal. O corpus é constituído a partir de uma série de seqüências discursivas, produzidas por vários locutores, que apontam para a ideologia da classe dominante. Tais discursos são provenientes do cotidiano escolar e de recortes de documentos e publicações de textos de políticos que referendam e legitimam a incompetência histórica dos discentes, reafirmando, constantemente, que os mesmos estão fadados ao fracasso e à estabilização social. Dessa maneira, necessário se faz, introduzir conceituações da AD elucidando as manifestações de linguagem que são produzidas pelo sujeito em sua história e em seu lugar social. Acredita-se ser uma pesquisa que irá contribuir de forma significativa para a reflexão do processo de construção da formação acadêmica, por apresentar informações relevantes que evidenciam interesse e suscitam desejo em conhecer o tema.por
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A formação docente na educação de jovens e adultos: uma análise discursiva.pdf508.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.