00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2958
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bastos Filho, Jenner Barretto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5357464861909269pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Elton Malta-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9290548756209369pt_BR
dc.contributor.referee2Sovierzoski, Hilda Helena-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3044840899631023pt_BR
dc.creatorLima, Alberi Lopes de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2021494541594314pt_BR
dc.date.accessioned2018-04-06T19:50:07Z-
dc.date.available2018-04-06-
dc.date.available2018-04-06T19:50:07Z-
dc.date.issued2017-09-22-
dc.identifier.citationLIMA, Alberi Lopes de. Uma proposta de utilização de um texto paradidático no ensino de física sobre o nascimento da física quântica. 2017. 83 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Física) – Instituto de Física, Programa de Pós Graduação de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2958-
dc.description.abstractThe present research has as central question the following problem situation: does the use of a supporting text supplement or complement the work of the teacher? Around this question, we also discuss other aspects, such as: what is the student's perception of the role of the didactic resource used and how to evaluate the impact of the use of the resource on the student's reading and physical stimulation. The general objective of this research is to analyze the importance of the use of a learning element in the teaching-learning process in Physics. As specific objectives, we intend to analyze the student's perception about the use of the didactic resource, to understand if this use supplements or complements the role of the teacher in the teaching-learning process and to identify the motivational aspects involved in the student-parent interaction. In this research, 10 physics teachers from public schools in the state of Pernambuco were interviewed. Among the questions asked, we highlight questions about teachers' opinions about the use of paradidate texts in the teaching-learning process of Physics and about how students respond to the use of the paradidate. Next, we work in the classroom a paradidate text on fundamentals of Quantum Physics. Once completed, we analyzed how the use of it influenced the teaching-learning process. In view of the possible to conclude that its use both complements and supplements the teacher's work. Thus, it is evident in our research that the use of the paradidate is an important part in the teaching-learning process.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFísica - Ensinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectProcesso de ensino aprendizagempt_BR
dc.subjectMaterial Complementar para leitura - Textopt_BR
dc.subjectFísica quântica - Fundamentospt_BR
dc.subjectPhysics Teachingpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectQuantum physicspt_BR
dc.subjectTeaching learning processpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleUma proposta de utilização de um texto paradidático no ensino de física sobre o nascimento da teoria quânticapt_BR
dc.title.alternativeA proposal for the use of a paradidal text in physical education on the birth of the quantum theorypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa traz como questão central a seguinte situação-problema: a utilização de um texto de apoio (paradidático) suplementa ou complementa o trabalho do professor? Em torno dessa questão, discutimos também outros aspectos, como: qual a percepção do aluno sobre o papel do recurso didático utilizado e como avaliar o impacto do uso do recurso no incentivo do aluno pela leitura e pela Física. O objetivo geral da presente pesquisa foi analisar a importância da utilização de um elemento provedor de aprendizagem (paradidático) no processo educacional em Física. Como objetivos específicos, pretendemos analisar a percepção do aluno sobre o uso do recurso didático, compreender se esse uso suplementa ou complementa o papel do professor no processo de ensino- aprendizagem e identificar os aspectos motivacionais envolvidos na interação aluno- paradidático. Neste trabalho de pesquisa, foram entrevistados 10 professores de Física de escolas da rede pública estadual de Pernambuco. Esta pesquisa foi realizada de maio a junho de 2017 em escolas pertencentes à rede pública do estado de Pernambuco. Entre as perguntas formuladas, destacam-se questionamentos sobre a opinião dos professores acerca da utilização de textos paradidáticos no processo de ensino-aprendizagem de Física e sobre a maneira pela qual os alunos respondem ao uso do paradidático. Em seguida, trabalhamos em sala de aula um texto paradidático versando sobre fundamentos de Física Quântica. Uma vez concluído, analisamos como a utilização do mesmo influenciou no processo ensino-aprendizagem. Diante das pesquisas realizadas e da prática vivenciada com o texto paradidático utilizado, foi possível concluir que o seu uso tanto complementa como suplementa o trabalho do professor. Sendo assim, fica evidenciada em nossa pesquisa que a utilização do paradidático é uma importante parte no processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.