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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2910
Tipo: | Dissertação |
Título: | Produção e uso de jogo digital RPG na formação inicial de professores de biologia no contexto da aprendizagem baseada em jogos digitais: possibilidades e desafios |
Título(s) alternativo(s): | Production and use of the digital RPG game in the initial training of biology teachers in the context of based learning digital games: possibilities and challengers |
Autor(es): | Amorim, Douglas Carvalho de |
Primeiro Orientador: | Mercado, Luis Paulo Leopoldo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Fireman, Elton Casado |
metadata.dc.contributor.referee2: | Alves, Lynn Rosalina Gama |
Resumo: | Este estudo investiga as contribuições da produção de um jogo digital RPG entre graduandos de Ciências Biológicas/Licenciatura e estudantes do Ensino Médio para o processo de ensino e aprendizagem de Biologia num contexto de aprendizagem baseada em jogos digitais. O objetivo foi investigar como a produção do jogo digital RPG entre graduandos de Ciências Biológicas e estudantes do Ensino Médio pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de Biologia no contexto da aprendizagem baseada em jogos digitais. A metodologia de pesquisa foi a pesquisa-ação. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram grupos focais, observação participante e anotações em diários de bordo. A análise do conteúdo foi utilizada na análise dos dados. Como resultados, a partir do processo criativo do jogo digital RPG, identificamos que os graduandos apresentaram senso crítico quanto às suas vivências com jogos digitais RPG e que não são distantes em termos geracionais quando comparados aos estudantes do Ensino Médio, trazendo suas vivências com jogos deste gênero para a interpretação de seus personagens e selecionando adequadamente audiovisuais que contribuíssem para o processo de ensino de Biologia com o jogo. As contribuições quanto à aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio a partir da prática de criação do jogo digital RPG foram o alto envolvimento dos mesmos com o jogo a partir principalmente da criação da história do jogo, personagens e interpretação de papéis pelos sujeitos inseridos no ambiente escolar, além de apresentarem a capacidade de contextualizar assuntos ligados à Citologia em ambientes extraclasse, a exemplo do estudo do meio. |
Abstract: | This study investigates what are the contributions of the production of a digital RPG game between undergraduates of Biological Sciences and students of the High School to the process of teaching and learning Biology in the context of learning based on digital games. The objective was to investigate how the digital RPG game production among undergraduates of Biological Sciences and high school students could contribute to the teaching and learning process of Biology by digital games based learning. The methodology involved an Action Research. The instruments of data collection used were focus groups, participant observation and annotations in logbooks. Content Analysis was used in data analysis. As results, from the creative process of the digital RPG game, we identified that the students presented critical sense regarding their experiences with RPG digital games and that they are not distant in generational terms when compared to the students of High School, bringing their experiences with games of this gender for the interpretation of their characters and properly selecting audiovisuals that contributed to the teaching process of Biology with the game. The contributions regarding the learning of the students of High School from the practice of creation of the digital RPG game were the high involvement of the same with the game mainly starting from the creation of the history of the game, characters and interpretation of roles by the subjects inserted in the school environment, besides presenting the ability to contextualize subjects related to Cytology in extraclass environments, such as the Study of the Environment. |
Palavras-chave: | Jogos digitais RPG Ensino e aprendizagem Biologia - Estudo e ensino Tecnologias da informação e comunicação Digital RPG games Teaching and learning Biology - Study and teaching Information an comunication technologies |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | AMORIM, Douglas Carvalho de. Produção e uso de jogo digital RPG na formação inicial de professores de biologia no contexto da aprendizagem baseada em jogos digitais: possibilidades e desafios. 2017. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2910 |
Data do documento: | 24-abr-2017 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
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Produção e uso de jogo digital RPG na formação inicial de professores de biologia no contexto da aprendizagem baseada em jogos digitais - possibilidades e desafios.pdf | Produção e uso de jogo digital RPG na formação inicial de professores de biologia no contexto da aprendizagem baseada em jogos digitais: possibilidades e desafios | 5.81 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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