00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/290
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Moura, Tania Maria de Melo-
dc.contributor.advisor1LattesMOURA, T. M. M.por
dc.contributor.advisor-co1Freitas, Marinaide Lima de Queiroz-
dc.contributor.advisor-co1LattesFREITAS, Marinaide Lima de Queirozpor
dc.contributor.referee1Silveira, Maria Inez Matoso-
dc.contributor.referee1LattesSILVEIRA, M. I. M.por
dc.contributor.referee2Paiva, Jane-
dc.contributor.referee2LattesPAIVA, J.por
dc.creatorOliveira, Elisabete Duarte de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7781886522973384por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:16:43Z-
dc.date.available2008-04-23-
dc.date.available2015-08-25T18:16:43Z-
dc.date.issued2007-12-13-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Elisabete Duarte de. O livro didático na educação de jovens e adultos. 2007. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2007.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/290-
dc.description.abstractThis work firstly aims to rescue the history of Didactic Books DBs in Youth and Adult Education YAE of the state of Alagoas. We believe that the relevance of this study is to bring to the surface discussions that permeate the schools of the Municipal and State Education from Maceió and Alagoas, respectively, on the treatment of governmental actions and initiatives for acquisition of YAE DBs. It also aims to make administrators and teachers reflect on the DBs produced and acquired, and also evaluate them; to encourage the government to define an effective policy of financial resources and systematic selection criteria for evaluation and purchase of DBs; and to stimulate further research in order to produce DBs. It is a qualitative base research developed through bibliographic and field research, using questionnaires, interviews and focal groups as instruments of collection. These procedures enabled us to notice the look and say of teachers, coordinators and technicists that constitute the staff of the Youth and Adult Education Department DEJA of Municipal Bureau of Education of Maceió - SEMED and of the Program for Youth and Adult Education PROEJA of the Executive Secretary of Education of the State of Alagoas, on the process of selection, acquisition and adoption of DBs for YAE. The research revealed us the absence of a financing policy and national guidelines to define criteria to local policies for YAE Dbs.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectYouth and adult educationeng
dc.subjectDidactic bookseng
dc.subjectFinancing policyeng
dc.subjectHistoryeng
dc.subjectEducação de jovens e adultospor
dc.subjectLivro didático Históriapor
dc.subjectPolítica de financiamentopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO livro didático na educação de jovens e adultospor
dc.title.alternativeThe didact book in the youth education of and adulteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho tem como propósito primeiro fazer um resgate da história do Livro Didático LD na Educação de Jovens e Adultos EJA do Estado de Alagoas. Entendemos que a relevância do estudo realizado está em trazer á tona discussões que permeiam as escolas das Redes Públicas do Município de Maceió e do Estado de Alagoas sobre o tratamento dado às ações e iniciativas governamentais para aquisição do LD da EJA; contribuir para reflexão e avaliação dos gestores e professores em torno dos LDs produzidos e adquiridos; incentivar o poder público na definição de uma política efetiva de recursos financeiros e sistemáticas de critérios de avaliação para seleção e compras de LD; estimular outras pesquisas no campo da produção de LD. Constituiu-se numa pesquisa de base qualitativa desenvolvida através de estudos bibliográficos e investigação de campo, utilizando-se como instrumentos de coleta: questionários, entrevistas e grupos focais. Esses procedimentos nos possibilitaram constatar o olhar e o dizer de professores, coordenadores e técnicas que compõem os quadros do Departamento de Educação de Jovens e Adultos DEJA da Secretaria Municipal da Educação de Maceió SEMED e do Programa de Educação de Jovens e Adultos PROEJA da Secretaria Executiva de Educação do Estado de Alagoas, sobre o processo de seleção, aquisição e adoção dos LDs para EJA. A investigação nos revelou a ausência de uma política de financiamento e de diretrizes nacionais que definam critérios norteadores para uma política local para o LD da EJA.por
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O livro didático na educação de jovens e adultos.pdf648.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.