00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/286
Tipo: Dissertação
Título: Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA) e a formação do professor alfabetizador de jovens e adultos no município de União dos Palmares/Alagoas
Título(s) alternativo(s): Program to Formation of Alphabetizations Teachers (PROFA) that formation of teahers to give instruction in reading and writing to young people and adults specifically in União dos Palmares (Alagoas)
Autor(es): Silva, Katia Maria da
Primeiro Orientador: Moura, Tania Maria de Melo
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Freitas, Marinaide Lima de Queiroz
metadata.dc.contributor.referee1: Gonçalves, Luiz Gonzaga
metadata.dc.contributor.referee2: Melo, Adriana Almeida Sales de
Resumo: Neste trabalho fazemos uma avaliação da influência do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores PROFA - na formação de professoras alfabetizadoras de jovens e adultos, o qual atendeu aos professores da rede pública municipal, especificamente em União dos Palmares (Alagoas), no período de 2000 a 2001. Para realizar a investigação, lançamos mão da pesquisa qualitativa de natureza exploratória envolvendo o estudo teórico, as técnicas de análise documental e entrevistas. Esta última foi realizada com duas alfabetizadoras, que participaram integralmente do PROFA e permanecem lecionando nas salas de aulas de jovens e adultos. Por meio das entrevistas foi possível captar as concepções das alfabetizadoras em torno da categoria competências - base teórica do PROFA - e analisar o papel do referido Programa na aquisição das sub-competências pelas alfabetizadoras. O tratamento e análise dessas categorias foram possíveis através da fundamentação teórica estudada. O percurso metodológico vivenciado nos garantiu atingir o objetivo geral da pesquisa: analisar a influência do PROFA na formação dos professores/alfabetizadores de jovens e adultos e o conseqüente reflexo na administração de sua própria formação continuada e os objetivos específicos; analisar as políticas governamentais que anunciam oportunizar, às professoras, acompanhamento técnico e materiais, possibilitando-lhes condições reais de administrarem sua própria formação; identificar a dimensão das políticas públicas educacionais brasileiras em consonância com a política econômica e social do modelo de política neoliberal na formação dos professores; analisar a relação existente entre o Plano Nacional de Educação e os Programas de Formação PCN e PROFA; avaliar a competência de administrar sua própria formação continuada a partir das falas das professoras/alfabetizadoras de jovens e adultos na rede de União dos Palmares. O resultado da investigação, ao tempo que nos mostra a falta de acompanhamento pedagógico nas formações continuadas em serviço na rede municipal de educação deve oportunizar políticas públicas que auxiliem os professores/alfabetizadores na sua conquista de condições materiais e profissionais para poderem administrar sua própria formação contínua . Por outro lado, abre espaços para a continuidade de estudos nessa área.
Abstract: In this work we make an evaluation of influence of Program to Formation of Alphabetization s Teachers - PROFA that promotes the formation of teachers to give instruction in reading and writing to young people and adults, attending teachers that are working in schools of the municipal public educational net, specifically in União dos Palmares (Alagoas), during the period of 2000 to 2001. To carry through the inquiry, we launch hand of the qualitative research of explored nature involving theoretical study, techniques of documentary analysis and interviews. This last one was carried through with two alphabetization teachers that had participated integrally of the PROFA and remain teaching in adult and young people classrooms. By means of the interviews it was possible to catch their conceptions around the category abilities - theoretical base of the PROFA - and to analyze the paper of the cited Program in the acquisition of the subabilities for the alphabetization teachers. The treatment and analysis of these categories had been possible through the studied theoretical basement. The lived methodological passage has guaranteed to us reach the general objective of the research: to analyze the influence of PROFA - in the formation of adult and young people alphabetization teachers and the reflected consequence in administration of their proper continuous formation, and the specific objectives; to analyze the governmental politics that announce to give opportunities to the teachers, technical accompaniment and materials, making possible to them real conditions to manage their proper formation; to identify the dimension of Brazilian educational public politics in accord with the economic and social politics of teachers formation into new liberal model; to analyze the existing relation enter National Plan of Education and the Programs of Formation, PCN and PROFA; to evaluate the "ability of managing their proper continued formation" from the words of alphabetization teachers of young people and adults in the school net of União dos Palmares. The result of inquiry, to the time that shows the lack of pedagogical accompaniment in the continuous formation in service in the municipal net of education, must give opportunities of public politics that assist the alphabetization teachers in their conquest of material and professional conditions to be able to manage their proper continuous formation . On the other hand, it opens spaces for the continuity of studies in this area.
Palavras-chave: Education and Alphabetization of Young People and Adults
Public Politics
Programs to Teachers Formation
Professional Ability
Educação e Alfabetização de Jovens e Adultos
Políticas Públicas
Programas de Formação de Professores
Competência Profissional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Katia Maria da. Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA) e a formação do professor alfabetizador de jovens e adultos no município de União dos Palmares/Alagoas. 2007. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2007.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/286
Data do documento: 14-dez-2007
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.