00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/282
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mercado, Luis Paulo Leopoldo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5780536667755396por
dc.contributor.referee1Gaia, Rossana Viana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727984H1por
dc.contributor.referee2Costa, Cleide Jane de Sá Araújo-
dc.contributor.referee2LattesCOSTA, Cleide Jane de Sá Araújopor
dc.creatorOliveira, Nara Pollyanne de Araújo Ramalho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8515353479939603por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:16:41Z-
dc.date.available2007-10-23-
dc.date.available2015-08-25T18:16:41Z-
dc.date.issued2006-10-31-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Nara Pollyanne de Araújo Ramalho. Utilização das ferramentas do portal educacional no ensino superior. 2006. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2006.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/282-
dc.description.abstractThis work conducted at Centro de Estudos Superiores de Maceió CESMAC and investigated the utilization of teaching suporting techniques tools in the process of distant education. It made use of Portal Educacional to examine their contribuition in the formation process of the lecturer, their use by the professors in the semipresent training modality and also to report their academic application in the institution. The focus of the research was located in every unit of CESMAC: Faculdade de Ciências Juridicas; Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde; Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas; Faculdade de Educação e Comunicação; Faculdade de Ciências Humanas e Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, in which participants were the professors who, to a greater or lesser extent, made use of the portal in the period of four months, from August to November/2005. The methodology used was base don a case study with a qualitative. The first chapter of the work deals with the necessity and utility of the ICT in the initial formation of the instructor, the is related to the utilization of the ITC in the semipresent university teaching and the third in the utilization of the Educational Portal.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducational Portaleng
dc.subjectDistant Educationeng
dc.subjectSemipresenteng
dc.subjectInformation and Communication Technologyeng
dc.subjectLecturer Formationeng
dc.subjectUniversity Theaching.eng
dc.subjectPortal Educacionalpor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectSemipresencialpor
dc.subjectTICpor
dc.subjectFormação de Professorespor
dc.subjectEnsino Superiorpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleUtilização das ferramentas do portal educacional no ensino superiorpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa investiga a utilização das ferramentas de suporte à docência na educação a distância, a partir das possibilidades oferecidas por portais educacionais para a formação docente e a utilização deste pelos professores do ensino superior na modalidade semipresencial e do relato do uso das ferramentas do Portal Universitário pelos professores do Centro de Estudos Superiores de Maceió. O locus da pesquisa englobou todas as Faculdades do CESMAC: Faculdade de Ciências Jurídicas; Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde; Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas; Faculdade de Educação e Comunicação; Faculdade de Ciências Humanas e Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas. Os envolvidos foram os professores que mais e menos utilizaram o Portal Universitário de agosto a novembro de 2005. A metodologia utilizada foi o estudo de caso com abordagem qualitativa. No estudo são tratadas a necessidade e utilidade das TIC na formação inicial dos professores, o uso das TIC no ensino superior semipresencial e a utilização do Portal Educacional pelos professores do ensino superior .por
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Utilização das ferramentas do portal educacional no ensino superior.pdf594.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.