00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Sandra Regina Paz da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8370670998648144pt_BR
dc.contributor.referee1Diógenes, Elione Maria nogueira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2352567866641388pt_BR
dc.contributor.referee2Ferraz, Bruna Tarcilia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2100573722828366pt_BR
dc.creatorSantos, Vanessa Sátiro dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5768373732492552pt_BR
dc.date.accessioned2018-03-01T17:13:00Z-
dc.date.available2018-03-01-
dc.date.available2018-03-01T17:13:00Z-
dc.date.issued2017-10-26-
dc.identifier.citationSANTOS, Vanessa Sátiro dos. O Programa Mais Educação: um estudo da oferta de educação no contraturno escolar no município de Maceió. 2017. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2564-
dc.description.abstractThis paper investigates the program Mais Educação as a public policy of induction of Educaçao Integral (Integral Education). The creation of this program makes part of a process of rearrangement in the role of Brazilian State, which inception happened in the government of Fernando Henrique Cardoso and continued in the governments of Luís Inácio Lula da Silva (2003-2011) and Dilma Rousseff (2012-2016). The aim of this research is to analyze the conception of integral education that substantiates the program Mais Educação in Maceió, reflecting on its possible contradictions when it comes to the proposition of a integral education experience. To understand this program, we will investigate the conceptions that support it in a national sphere using the documentary analysis. Through the interview with people who experienced the program, we will also learn and appropriate the founding elements in a local level, in the city of Maceió/Alagoas. We chose the Dialectical Historical Materialism as the investigating methodology and as comprehension of the reality. The research is divided in 5 moments: 1) literature review; 2) documental survey; 3) semi-structured interviews with professionals of the Education Department (Secretaria Municipal de Educação - SEMED), working in the program Mais Educação of Maceió, as well as coordinators and monitors from the attending schools; 4) organization, categorization and treatment of the data (documents and interview); 5) data analyses. This investigation intends to contribute to the public policies study in education, as well as to the debate over the integral education policies, aiming the human emancipation. We consider that the program Mais Educação put on the agenda the debate related to the Integral education again. We present some limits regarding the construction of an effectively democratic education, as the PMEd substantiates itself in compensatory policies, while proposes itself to offer new educational opportunities to children and teenagers. However, we need to highlight that it is necessary to rethink the overcoming of shift school ensuring the access to knowledge by all the students at school, considering that the right to education is the fundamental condition to the construction of an emancipated society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação integral – Maceió (AL)pt_BR
dc.subjectPrograma Mais Educaçãopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectFormação omnilateralpt_BR
dc.subjectIntegral educationpt_BR
dc.subjectProgram Mais Educaçãopt_BR
dc.subjectPublic policiespt_BR
dc.subjectOmnidirectional educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO Programa Mais Educação: um estudo da oferta de educação no contraturno escolar no município de Maceiópt_BR
dc.title.alternativeThe Program Mais Educação: a study of education in contraturno escolar in the municipality of Maceiópt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO estudo investiga o Programa Mais Educação enquanto Política Pública de indução da Educação Integral. A criação deste programa faz parte de um processo de reordernamento do papel do Estado brasileiro, cuja gênese se deu com o governo de Fernando Henrique Cardoso e teve continuidade nos governos de Luís Inácio Lula da Silva (2003 a 2011) e Dilma Rousseff (2012 a 2016). O objetivo desta pesquisa consiste em analisar a concepção de educação integral que fundamenta o Programa Mais Educação em Maceió, buscando refletir sobre suas possíveis contradições no que se refere à proposição de experiência de uma formação integral. Para compreensão desse programa, iremos, por meio da análise documental, investigar as concepções que fundamentam o programa em âmbito nacional, e, buscaremos por meio de entrevistas com aqueles que vivenciam o programa, apreender e nos apropriar dos elementos fundantes do programa em âmbito local, na cidade de Maceió/Alagoas. Optamos pelo Materialismo Histórico Dialético como método de investigação e apreensão do real. A pesquisa está dividida em 5 momentos: 1) Revisão da literatura; 2) levantamento documental; 3) entrevistas semiestruturas com profissionais da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), lotados no setor do Programa Mais Educação de Maceió, coordenadores e monitores das escolas participantes 4) Organização, categorização e tratamento dos dados (documentais e entrevistas); 5) Análise dos dados. Esta investigação visa contribuir com o estudo das políticas públicas da educação, assim como o debate sobre políticas de educação integral, tendo como horizonte a emancipação humana. Consideramos que o Programa Mais Educação recoloca na pauta o debate sobre a Educação Integral. Apontamos alguns limites no que diz respeito à construção de uma educação efetivamente democrática, pois o PMEd ao passo que se propõe a ofertar novas oportunidades educativas às crianças e aos adolescentes, se fundamenta em políticas de caráter compensatório, em que a escola têm suas funções ampliadas. Contudo, cabe-nos ressaltar que é preciso repensar a superação da escola de turnos a partir da garantia do acesso ao conhecimento por todos os estudantes da escola, considerando que o direito à educação é condição fundamental para a construção de uma sociedade emancipada.pt_BR
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