00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2503
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Flores, André Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2996479480895178pt_BR
dc.contributor.referee1Silva Neto, Gregório Manoel da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7055176526520557pt_BR
dc.contributor.referee2Corcho Fernández, Adán José-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5008026033633210pt_BR
dc.creatorMelo, Ledivaldo Gomes de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6574163274130971pt_BR
dc.date.accessioned2018-02-16T18:36:07Z-
dc.date.available2018-01-31-
dc.date.available2018-02-16T18:36:07Z-
dc.date.issued2015-11-27-
dc.identifier.citationMELO, Ledivaldo Gomes de. Uma abordagem geométrica do ensino dos números complexos. 2015. 109 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2503-
dc.description.abstractIt is common in Brazilian schools observed by the choices of textbooks adopted, that complex numbers have a more algebraic approach than geometric, and therefore less exploited by teachers. It is in this circuit that teaching with the support of dynamic geometry programs shows up effective for the skills and abilities required in high school. The purpose of this monograph is to be able to show a new didactic tool for teaching complex numbers with a focus on operations with geometric representations. So hopefully that the geometric approach also assists in the understanding of these as associated algebra object, reducing the gap between the abstract and the concrete. Our monograph will start introducing the teaching of complex numbers in the view of National Curriculum Parameters and some textbooks. Then we report a brief history of complex numbers also as making mention of his operations. At the end we present activities with geometric representations of complex numbers.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo ensinopt_BR
dc.subjectNúmeros Complexospt_BR
dc.subjectGeometria dinâmicapt_BR
dc.subjectMathematics - Teaching Studypt_BR
dc.subjectDynamic geometrypt_BR
dc.subjectComplex numberpt_BR
dc.subjectGeometric activitiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleUma abordagem geométrica do ensino dos números complexospt_BR
dc.title.alternativeA geometric approach to the teaching of complex numberspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoÉ comum nas escolas brasileiras observadas pelas escolhas dos livros didáticos adotados, que os números complexos possuem uma abordagem mais algébrica do que geométrica, e portanto, menos explorados pelos docentes. É nesse circuito que o ensino com auxílio de programas de geometria dinâmica se mostra eficaz para as competências e habilidades requeridas no Ensino Médio. O objetivo desta monografia é poder mostrar uma nova ferramenta didática para o ensino de números complexos com enfoque nas operações com representações geométricas. Assim, esperamos que abordagem geométrica auxilie também na compreensão destes como objeto associado a álgebra, diminuindo o abismo entre o abstrato e o concreto. Esta monografia começará a introduzir o ensino dos números complexos na visão dos Parâmetros Nacionais Curriculares e de alguns livros didáticos. Em seguida, relatamos uma breve história dos números complexos, também como fazendo menção das suas operações. Ao final apresentamos atividades com representações geométricas dos números complexos.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma abordagem geométrica do ensino dos números complexos.pdf10.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.