00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2494
Tipo: Dissertação
Título: Maya Angelou: gênero, autobiografia, violência e agenciamento em I know why the caged bird sings
Título(s) alternativo(s): Maya Angelou: gender, autobiography, feminism, violence and agency in I Know why the caged bird sings
Autor(es): Nunes, Raquel D’Elboux Couto
Primeiro Orientador: Brandao, Izabel de Fatima de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Almeida, Sandra Regina Goulart
metadata.dc.contributor.referee2: Cavalcanti, Ildney de Fátima Souza
Resumo: Esta dissertação examina o gênero autobiográfico, como expressão da mulher afroamericana, na obra I Know Why the Caged Bird Sings, a primeira autobiografia de Maya Angelou, de 1969. A perspectiva teórica parte de estudos biobibliográficos da autora trabalhados pelo viés feminista. Na seção primeira, é feita uma análise do gênero autobiográfico, tendo como teóricos principais Lejeune (2008) e Foucault (2002), e, sob uma perspectiva feminista, Smith & Watson (1992, 1998 e 2001) e Cosslett, Lury e Summerfield (2000). A segunda seção traz como enfoque a representação da violência contra a mulher afroamericana na obra de Maya Angelou, tendo como teóricas principais hooks (1981 e 2000) e Grosz (1994). O agenciamento é tratado na terceira seção, sob a perspectiva de Bhabha (2010), de Spivak (2010) e de Butler (2008). Por ser o contexto relacionado ao mundo pós-colonial e multicultural, são também discutidos conceitos de Hall (2006) e de Bhabha (2010), no tocante a tensões culturais. A conclusão aponta para o caráter híbrido do gênero autobiográfico e para a complexidade de se tratar da escrita da mulher negra sem incorrer em dicotomias essencialistas, questão resolvida com a noção de “essencialismo estratégico”, conforme Spivak (2010).
Abstract: The purpose of this paper is to analyze the genre autobiography, as an expression of the African American woman, in Maya Angelou’s I Know Why the Caged Bird Sings (1969). Theoretical perspectives focus on bio-bibliographical studies of the author, from a feminist point of view. In the first section, the autobiography genre is analyzed, having as main theorists Lejeune (2008) and Foucault (2002), and, from a feminist perspective, Smith & Watson (1992, 1998 and 2001) and Cosslett, Lury and Summerfield (2000). The second section focuses on the representation of violence against the African American woman in Maya Angelou’s book, whose analyses are supported mainly by the theories of hooks (1981 and 2000) and Grosz (1994). Agency is addressed in the third section, from the perspective of Bhabha (2010), Spivak (2010) and Butler (2008). As the context is related to post colonialism and multiculturalism, this paper discusses concepts by Hall (2006) and Bhabha (2010), as to cultural tensions issues. The conclusion points to the hybrid character of the genre autobiography and to the complexity of studying the writing of the black woman without falling into essentialist dichotomies. This matter is resolved with Spivak’s notion of strategic essentialism (2010).
Palavras-chave: Angelou, Maya, 1928- . – Crítica e interpretação
Mulheres
Feminismo
I know why the caged bird sings
Angelou, Maya, 1928-. - Criticism and interpretation
Womens
Feminism
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: NUNES, Raquel D’Elboux Couto. Maya Angelou: gênero, autobiografia, violência e agenciamento em I know why the caged bird sings. 2011. 111 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2494
Data do documento: 19-ago-2011
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maya Angelou: gênero, autobiografia, violência e agenciamento em I know why the caged bird sings.pdf542.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.